Você está aqui: Página Inicial > Economia e Emprego > 2011 > 05 > Central de Atendimento do Ministério do Trabalho passa a atender no número 158

Economia e Emprego

Central de Atendimento do Ministério do Trabalho passa a atender no número 158

por Portal Brasil publicado: 06/05/2011 10h50 última modificação: 28/07/2014 14h17

A partir deste mês, o canal de atendimento ao cidadão do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) passa a operar em todo o País. É a Central de Atendimento gratuita 158 que atende questões sobre legislação trabalhista, seguro-desemprego e abono salarial, além de todos os programas sociais, ouvidoria e ações desenvolvidas pelo ministério. Anteriormente, as informações eram acessadas por dois canais telefônicos 0800. O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 19h.

As informações mais procuradas pelos cidadãos através da Central de Atendimento são sobre seguro-desemprego, com mais de 70% do total de ligações recebidas. Em segundo lugar aparece o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que auxilia o usuário no preenchimento de declarações, acertos, cancelamentos e outras ações necessárias. Diariamente, em média 36 mil pessoas procuram o serviço eletrônico. 

Para o ouvidor-geral do ministério Leoclides Arruda, o novo serviço vai ajudar no contato do cidadão com o Ministério do Trabalho. “O que antes era feito por intermédio de um canal de telefonia 0800, gratuito, porém de difícil memorização, hoje com a discagem de apenas três números [158], é possível acessar, de qualquer parte do País, as informações disponíveis no MTE”.

O Canal 158 é gerenciado pela Ouvidoria-Geral do MTE. No atendimento, a pergunta do cidadão é respondida eletronicamente no ato do atendimento e, eventualmente, quando o assunto abordado não consta do banco de conhecimento, é aberta uma ocorrência para avaliação e resposta pela área competente. Nesses casos o prazo para retorno ao cidadão é de cinco dias.


Ouvidoria do MTE

É um canal direto de comunicação com a população que permite ao cidadão fazer reclamações, sugestões, críticas, elogios e denúncias referentes a procedimentos e ações de agentes diretamente ligados ou subordinados ao MTE.

As demandas chegam ao serviço de ouvidoria de acordo com o canal escolhido pelo cidadão: internet, carta, telefone (158) ou pessoalmente. Depois de receber e analisar tais demandas, o operador responsável classifica e direciona a manifestação para a área competente, requisitando esclarecimentos. E finaliza com a informação ao cidadão da solução adotada ou justificativa pertinente.

A Ouvidoria busca facilitar o contato do cidadão com o MTE, orientado-o sobre a busca de seus direitos. Com os canais remotos de atendimento, seja por telefone ou internet, evita-se que o cidadão tenha que se deslocar a um ponto de atendimento pessoal para resolver demandas com o ministério.

 

Fonte:
Ministério do Trabalho

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Pesquisa avalia evolução da agricultura no Brasil nos últimos 40 anos
A pesquisadora da Embrapa Marisa Prado explica a evolução do setor no contexto mundial
Acordo de livre comércio deve sair em até dois anos
José Serra afirmou, em Nova York, que acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia deve sair em até dois anos
Meirelles cita ações para recuperação econômica
Em seminário da Fiesp, em São Paulo, Henrique Meirelles destacou a limitação dos gastos públicos, entre outras ações do governo para recuperação da economia
A pesquisadora da Embrapa Marisa Prado explica a evolução do setor no contexto mundial
Pesquisa avalia evolução da agricultura no Brasil nos últimos 40 anos
José Serra afirmou, em Nova York, que acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia deve sair em até dois anos
Acordo de livre comércio deve sair em até dois anos
Em seminário da Fiesp, em São Paulo, Henrique Meirelles destacou a limitação dos gastos públicos, entre outras ações do governo para recuperação da economia
Meirelles cita ações para recuperação econômica

Últimas imagens

Esforços do MDIC pretendem impactar a produtividade da indústria
Esforços do MDIC pretendem impactar a produtividade da indústria
Divulgação/Agência Brasil
O pagamento começa com os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1
O pagamento começa com os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1
Wesley Mcallister/Advocacia-Geral da União
O valor corresponde a 35% da meta de US$ 15,1 bilhões prevista no plano de venda de ativos da Petrobras
O valor corresponde a 35% da meta de US$ 15,1 bilhões prevista no plano de venda de ativos da Petrobras
Fábio Abu/Governo da Bahia
Os resultados foram positivos em 13 Estados brasileiros
Os resultados foram positivos em 13 Estados brasileiros
Eraldo Schnaider/Prefeitura de Blumenau
No Distrito Federal, o Dia D contará com palestras e rodas de conversa
No Distrito Federal, o Dia D contará com palestras e rodas de conversa
Foto: Divulgação/Agência Brasil

Governo digital