Você está aqui: Página Inicial > Economia e Emprego > 2011 > 05 > Central de Atendimento do Ministério do Trabalho passa a atender no número 158

Economia e Emprego

Central de Atendimento do Ministério do Trabalho passa a atender no número 158

por Portal Brasil publicado: 06/05/2011 10h50 última modificação: 28/07/2014 14h17

A partir deste mês, o canal de atendimento ao cidadão do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) passa a operar em todo o País. É a Central de Atendimento gratuita 158 que atende questões sobre legislação trabalhista, seguro-desemprego e abono salarial, além de todos os programas sociais, ouvidoria e ações desenvolvidas pelo ministério. Anteriormente, as informações eram acessadas por dois canais telefônicos 0800. O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 19h.

As informações mais procuradas pelos cidadãos através da Central de Atendimento são sobre seguro-desemprego, com mais de 70% do total de ligações recebidas. Em segundo lugar aparece o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que auxilia o usuário no preenchimento de declarações, acertos, cancelamentos e outras ações necessárias. Diariamente, em média 36 mil pessoas procuram o serviço eletrônico. 

Para o ouvidor-geral do ministério Leoclides Arruda, o novo serviço vai ajudar no contato do cidadão com o Ministério do Trabalho. “O que antes era feito por intermédio de um canal de telefonia 0800, gratuito, porém de difícil memorização, hoje com a discagem de apenas três números [158], é possível acessar, de qualquer parte do País, as informações disponíveis no MTE”.

O Canal 158 é gerenciado pela Ouvidoria-Geral do MTE. No atendimento, a pergunta do cidadão é respondida eletronicamente no ato do atendimento e, eventualmente, quando o assunto abordado não consta do banco de conhecimento, é aberta uma ocorrência para avaliação e resposta pela área competente. Nesses casos o prazo para retorno ao cidadão é de cinco dias.


Ouvidoria do MTE

É um canal direto de comunicação com a população que permite ao cidadão fazer reclamações, sugestões, críticas, elogios e denúncias referentes a procedimentos e ações de agentes diretamente ligados ou subordinados ao MTE.

As demandas chegam ao serviço de ouvidoria de acordo com o canal escolhido pelo cidadão: internet, carta, telefone (158) ou pessoalmente. Depois de receber e analisar tais demandas, o operador responsável classifica e direciona a manifestação para a área competente, requisitando esclarecimentos. E finaliza com a informação ao cidadão da solução adotada ou justificativa pertinente.

A Ouvidoria busca facilitar o contato do cidadão com o MTE, orientado-o sobre a busca de seus direitos. Com os canais remotos de atendimento, seja por telefone ou internet, evita-se que o cidadão tenha que se deslocar a um ponto de atendimento pessoal para resolver demandas com o ministério.

 

Fonte:
Ministério do Trabalho

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Portal Mais Emprego reúne 20 mil vagas imediatas
Página divulga vagas da iniciativa privada. Só no ano passado, mais de 400 mil trabalhadores foram beneficiados
Agricultores terão R$ 12 bilhões para começar plantio da próxima safra
Presidente Michel Temer anunciou esses recursos nesta quinta-feira (19), em um evento em Ribeirão Preto (SP)
Saque integral a contas de FGTS inativas até 2015 está garantido
Medida vale para contas inativas até 31/12/2015. Para consultar o saldo, acesse a conta pela internet e tenha em mãos o número do PIS/Pasep
Página divulga vagas da iniciativa privada. Só no ano passado, mais de 400 mil trabalhadores foram beneficiados
Portal Mais Emprego reúne 20 mil vagas imediatas
Presidente Michel Temer anunciou esses recursos nesta quinta-feira (19), em um evento em Ribeirão Preto (SP)
Agricultores terão R$ 12 bilhões para começar plantio da próxima safra
Medida vale para contas inativas até 31/12/2015. Para consultar o saldo, acesse a conta pela internet e tenha em mãos o número do PIS/Pasep
Saque integral a contas de FGTS inativas até 2015 está garantido

Últimas imagens

Projeto estimula empreendedorismo inovador
Projeto estimula empreendedorismo inovador
Arquivo/Agência Brasil
Todos os órgãos públicos devem elaborar um Plano de Dados Abertos (PDA). Mais de 30 órgãos que já elaboraram o PDA
Todos os órgãos públicos devem elaborar um Plano de Dados Abertos (PDA). Mais de 30 órgãos que já elaboraram o PDA
Tomaz Silva/Agência Brasil
Medida visa regular preços no mercado
Medida visa regular preços no mercado
Arquivo/EBC
A isenção de Imposto de Renda e a liquidez imediata são algumas das vantagens da poupança
A isenção de Imposto de Renda e a liquidez imediata são algumas das vantagens da poupança
Marcos Santos/USP Imagens
Os maiores ganhos para o Brasil com a conclusão do acordo concentram-se nos bens básicos
Os maiores ganhos para o Brasil com a conclusão do acordo concentram-se nos bens básicos
Arquivo/Agência Brasil

Governo digital