Economia e Emprego
Especialistas e governo debatem plano plurianual para desenvolvimento rural sustentável
Nesta quinta-feira (19) teve início a 45ª reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), na Sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília (DF). Até esta sexta-feira (20), representantes da sociedade civil, do governo federal e movimentos sociais discutem propostas para o próximo Plano Plurianual (PPA).
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, destacou a capacidade do conselho de pautar o papel da agricultura familiar para promover o desenvolvimento do meio rural de forma sustentável e com distribuição de renda. “Abrimos o debate sobre o papel estratégico do Condraf no arranjo institucional de participação e controle social e na busca de construção de uma agenda política que tem por objetivo central colocar a produção de assentamentos da reforma agrária, da agricultura familiar e de povo de comunidades tradicionais no centro da produção de alimentos saudáveis a preços acessíveis”, afirmou.
O encontro do Condraf também avalia o anteprojeto de lei para a Política de Desenvolvimento do Brasil Rural (PDBR), a criação de comitês permanentes para promoção de políticas para a juventude rural e para as mulheres e, também, para povos e populações tradicionais, como indígenas e quilombolas. Na sexta-feira estão em pautas propostas de desenvolvimento agrário que serão sugeridas ao PPA e a Conferência de Assistência técnica e Extensão Rural (Ater).
Condraf
O Condraf é um espaço de concertação e articulação entre os diferentes níveis de governo e as organizações da sociedade civil voltado para o desenvolvimento rural sustentável, a reforma agrária e o fortalecimento da agricultura familiar. O conselho integra a estrutura do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e as reuniões são abertas ao público. Fazem parte do órgão colegiado atores do desenvolvimento rural sustentável e da agricultura familiar bem como técnicos agrícolas, extensionistas, membros da sociedade civil, representantes de estados e da academia.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















