Economia e Emprego
Governo busca investimentos chineses para a cadeia produtiva do lítio
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) recebe, na tarde desta sexta-feira (6), empresários e representantes de entidades de comércio e investimento da China e do Brasil em um seminário sobre a cadeia produtiva do lítio.
O objetivo do encontro é atrair para o País potenciais parceiros e investidores para a extração, beneficiamento e transformação do mineral, utilizado na produção de baterias de celulares e de veículos elétricos, dentre outros produtos.
Segundo dados do DNPM, no Brasil, Minas Gerais – municípios de Araçuaí e Itinga - e Ceará – Solenópole e Quixeramobim - detém reservas do mineral. O consumo interno de compostos de lítio está distribuído entre a indústria química (fabricação de graxas e lubrificantes), metalurgia (fabricação de alumínio primário), indústria cerâmica e fabricação de baterias e indústria nuclear (fabricação de reatores).
Participarão do encontro representantes dos Ministérios de Ciência e Tecnologia e das Relações Exteriores, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), além da Embaixada e do Banco de Desenvolvimento da China e de empresas chinesas.
O evento será realizado pela Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai) da Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP) do Mdic, em parceria com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















