Economia e Emprego
Países da América Latina se unem para estimular comércio de produtos químicos
Um programa regional de manejo e comércio de produtos químicos na América Latina começa a ser implantando nesta semana na região, com adesão do Brasil.
O objetivo do programa, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e executado pela Apex-Brasil, é fomentar o comércio intra-regional e as exportações de produtos químicos dos países do Mercosul e Chile para a União Europeia e demais países.
Uma das metas do programa é adequar os países da região às exigências internacionais referentes ao manejo e comércio dos produtos químicos.
Nestas terça e quarta-feiras (24 e 25), representantes do grupo vão se reunir pela primeira vez na sede da Apex-Brasil.
Cada país apresentará sua situação com relação à implantação dos sistemas Reach (Registration, Evaluation and Authorisation of Chemical Products), exigido pela União Europeia, e GHS (Globally Harmonised System of Classification and Labelling of Chemicals), exigido por outros mercados.
Também serão discutidos os desafios dos setores privado e público para a implementação das normas e será definido um termo de referência para a condução do convênio.
“Essa iniciativa terá efeitos positivos sobre o aprimoramento da capacidade exportadora e da competitividade da indústria química brasileira e dos países envolvidos, ao traçar estratégias práticas para a adequação às exigências das normas internacionais e da União Europeia referentes ao manejo e comércio dos produtos químicos”, comenta o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges.
Fonte:
Apex-Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















