Economia e Emprego
Governo consulta sociedade sobre 1ª compra compartilhada de computadores
O governo federal se prepara para realizar a primeira licitação conjunta para a compra de computadores e notebooks que serão destinados a órgãos da administração pública em todo o País. Até o momento, mais de 20 órgãos já confirmaram participação nesse processo, como ministérios, unidades da Presidência da República, universidades e empresas públicas. A licitação deve ser disputada no final de agosto.
Levantamento da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI) mostra que, se o pregão eletrônico fosse realizado nesta sexta-feira(10), a aquisição chegaria a 38 mil máquinas. “Esta quantidade certamente vai aumentar com a adesão de outras entidades que estão ainda finalizando os seus pedidos”, diz o secretário Delfino de Souza.
O assunto foi debatido nesta sexta-feira por técnicos, fabricantes e outros setores da sociedade, durante audiência pública no auditório do MP. O objetivo é ouvir o cidadão e especialistas do mercado sobre a compra e ampliar a transparência do processo licitatório.
A população também pode enviar sugestões sobre essa compra até o dia 17 de junho, por meio de consulta pública no site do Governo Eletrônico.
Economia
Quanto mais órgãos participarem, maior será o volume de produtos comercializados, o que levará também a uma redução maior do preço. Exemplo dessa prática compartilhada são os pregões feitos neste ano para contratação de serviços de telefonia fixa e móvel, para 30 órgãos da administração federal, em que os valores finais possibilitaram economia de R$ 33,74 milhões para os cofres públicos.
Agora, o governo quer repetir a estratégia. “Para isso, pedimos aos gestores que fazem parte da administração direta e indireta que formalizem as suas demandas antes de realizarmos o pregão, pois assim teremos mais chance de conseguir preços ainda melhores”, reforça o secretário.
Segundo Delfino, o certame será dividido em dois lotes: o primeiro para aquisição de computadores padrão e avançado, e o segundo grupo para notebooks padrão (para qualquer finalidade).
As especificações técnicas dos equipamentos foram discutidas em maio, após reuniões com as empresas Lenovo, Intel, AMD, Itautec, HP, CCE, Dell e Positivo.
Fonte:
Ministério do Planejamento
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















