Economia e Emprego
Embrapa apresenta variedades de batatas melhoradas
A Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília, DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vai disponibilizar no mercado as batatas BRS Eliza, BRS Ana, BRS Clara e BRS Cristal, variedades melhoradas pela pesquisa e com potencial de produção para todo o País.
A mais nova cultivar lançada pela Embrapa é a BRS Clara, que apresenta um elevado potencial produtivo, com alta percentagem de tubérculos graúdos. Tem uso preferencial para preparação de saladas e outros pratos semelhantes.
Segundo a empresa, a BRS Ana é adequada para fritura à francesa, com potencial de processamento na forma de palitos pré-fritos congelados e de flocos. Suas características de maior destaque são a aparência, o rendimento de tubérculos, peso específico e qualidade de fritura.
Lançada em 2002, a BRS Eliza é outra cultivar desenvolvida pelo programa de melhoramento da Embrapa Clima Temperado. Possui um elevado potencial produtivo e apresenta menor exigência em fertilização que as principais batatas importadas, o que possibilita sua utilização tanto em sistema de produção convencional, como orgânico. Na culinária, pode ser bem aproveitada no preparo de purê. Os melhores locais para o plantio dessa cultivar são as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
A batata Cristal foi desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético de Batata da Embrapa Clima Temperado. Apresenta moderado potencial produtivo de tubérculos de boa aparência e potencial de utilização em sistema de produção orgânica. Pode ser consumida frita na forma de palitos e no cozimento para a elaboração de saladas, purê e pratos afins. A melhor época do ano para plantar a batata Cristal é no inverno, nos estados do Sul do País.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















