Economia e Emprego
Ministério indica as condições adequadas para o plantio de milho e caju no País
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou estudo de risco climático para o plantio do milho em 16 estados e no Distrito Federal (DF), nesta quarta-feira (6), no Diário Oficial da União (DOU). Também foram publicadas as orientações para a cultura do caju no Ceará.
Segundo as instruções do órgão, os fatores mais importantes para a produção do milho são a disponibilidade de água, o controle da radiação solar e a eficiência no desenvolvimento dos grãos. Em cultivos não irrigados, o produtor deve observar a distribuição das chuvas na região na época de semeadura.
Os solos mais arenosos, pouco profundos ou com baixo teor de matéria orgânica, geralmente apresentam menor capacidade de fornecimento de água para as plantas. A fase mais crítica para a cultura, em relação ao déficit hídrico, é a de enchimento de grãos. A quantidade de chuva ideal para a cultura do milho é de 500 mm durante o ciclo.
No caso do caju, o órgão orienta que as condições ótimas para o cultivo da fruta são temperaturas entre 22ºC e 32ºC, com muita luminosidade, chuvas acima de 1.200mm/ano, com 3 a 4 meses de estiagem, no máximo, e altitudes inferiores a 600 metros.
O zoneamento agrícola apresenta os municípios aptos e os períodos de plantio com menor risco climático para o cultivo em cada estado.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















