Economia e Emprego
Políticas brasileiras de agricultura familiar servem de exemplo para Moçambique
Uma delegação de seis deputados e três assessores da Comissão de Agricultura, Desenvolvimento Rural, Atividades Econômicas e Serviços da Assembleia da República de Moçambique visitou a Secretaria de Desenvolvimento Territorial, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), na última quarta-feira (31) para conhecer as leis e políticas brasileiras de apoio à agricultura familiar.
A delegação foi recebida pelo secretário de Desenvolvimento Territorial, Jerônimo Souza, que apresentou os resultados do conjunto de políticas públicas desenvolvidas pelo MDA nos últimos anos para o segmento econômico, que responde por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. “Ao contribuir com países africanos, estamos mostrando um caminho que privilegia a agricultura familiar com recursos, políticas, crédito e assistência técnica”, resumiu o secretário. Ele lembrou que os investimentos na produção familiar, além de contribuírem para a soberania alimentar do Brasil, ajudam a evitar o fluxo do meio rural para o urbano.
Presidente da Comissão de Agricultura moçambicana, o deputado Francisco Ussene Mucanheia explicou que a atividade agrícola é a base da economia de Moçambique. A atividade envolve 80% da população que vive na área rural. Mucanheia lembrou que o país está preparando uma lei agrícola e que as políticas públicas brasileiras servirão de exemplo para ampliar os incentivos aos agricultores familiares. “A assistência técnica rural e o financiamento de crédito são nossas principais demandas”, resumiu o deputado.
Durante o encontro, o assessor para Assuntos Internacionais e de Promoção Comercial do MDA, Francesco Pierri, apresentou o programa Mais Alimentos África. Resultado do “Diálogo Brasil – África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural”, ocorrido em 2010, o programa tem como objetivo promover, por meio de acordos de cooperação técnica, a modernização da infraestrutura produtiva da agricultura familiar em países do continente africano. O Brasil já firmou acordos com Zimbábue e Gana.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















