Economia e Emprego
Bloco de países emergentes se reúne na China para discutir segurança alimentar
O bloco de países emergentes composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics) terá a segunda reunião de ministros da Agricultura. O encontro acontecerá nos dias 28 de outubro e 1º de novembro, em Chengdu, na China. Na pauta do evento estão questões relacionadas à segurança alimentar, mudanças climáticas, meio-ambiente e agricultura, além da promoção do comércio internacional entre os países membros do grupo.
O secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Célio Porto, que representa o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, ressalta que o Brasil tem muito a acrescentar nas discussões, por ser o País que tem a maior capacidade de aumentar a oferta de produtos agrícolas em curto prazo.
Os países do Brics representam 43% da população e 18% do comércio mundial. O Brasil é líder mundial na produção de grãos, açúcar, café e suco de laranja. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a Rússia é destaque na produção mundial de trigo e a Índia é líder na produção de arroz. Já a China é a principal produtora de carne suína e a África do Sul tem a liderança na produção de carne bovina.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















