Economia e Emprego
Joias brasileiras participam de exposição itinerante na Inglaterra
Está em cartaz em Barnsley, Inglaterra, a exposição Jewels From Brazil, que reúne o trabalho de 17 artistas brasileiros de sete estados do País – São Paulo, Pernambuco, Distrito Federal, Ceará, Tocantins, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A mostra é uma versão da Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba, e compartilha também a curadoria de Adélia Borges. A mostra está no The Civic, paralelamente à exposição (+55) Brazil, que tem curadoria de David Sinclair. As próximas paradas são as cidades britânicas de Sleaford e Wimborne.
Entre as criações expostas, a combinação de dois polos – o natural e o artificial – afirma o brasileirismo das joias selecionadas. De um lado, materiais naturais – não somente as pedras preciosas brasileiras e os metais como ouro e prata, mas também sementes de árvores da Amazônia, fibras de palmeiras das praias do Nordeste e até couro de peixes dos rios. De outro, materiais que vêm do lixo, como as garrafas de plástico usadas para engarrafar água.
A biodiversidade brasileira fornece um grande número de matérias-primas naturais, muitas das quais estudadas recentemente e só agora utilizadas como alternativas. Além da nova construção, as joias brasileiras apresentam uma nova maneira de interação com o corpo humano através de objetos com novos formatos.
Na exposição Jewels From Brazil a inventividade popular e a riqueza de recursos brasileiros se unem para enaltecer um momento de grande criatividade do Brasil, que mostra a silhueta de sua identidade através da multiplicidade nas criações e nos materiais escolhidos. O trabalho, coordenado pelo Centro de Design Paraná, conta com a curadoria de Adélia Borges e produção executiva de Ana Helena Curti, da Arte3.
Fonte:
Apex-Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















