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Economia e Emprego

Talentos do Brasil vendem produtos de artesãs da agricultura familiar em loja virtual

por Portal Brasil publicado: 31/10/2011 14h28 última modificação: 28/07/2014 16h14

O programa Talentos do Brasil conta agora com uma página de compras pela internet. No e-commerce ou comércio eletrônico, clientes de todo o País podem comprar os produtos exclusivos das artesãs da agricultura familiar, ter acesso às histórias dos grupos, além de acompanhar a marca nas redes sociais. A moda sustentável é produzida por meio das experiências e das tradições culturais de cerca de duas mil artesãs que vivem em áreas rurais do País.

Um dos focos do Talentos do Brasil é fortalecer o processo de gestão, promoção e comercialização dos grupos artesanais. A coordenadora do programa, Patrícia Guimarães, conta que o projeto da loja virtual surgiu para facilitar a comunicação dos grupos com consumidores e lojistas e promover a marca. “Durante as feiras e eventos, os clientes nos perguntavam sobre um site para compras. Sempre sentimos essa necessidade e por isso lançamos a loja virtual. É um processo dinâmico pelo qual as pessoas vão poder participar, comprar e dar sua opinião sobre os produtos”, ressalta.

Apenas no dia do lançamento do site, na última sexta-feira (28), a loja virtual alcançou 900 acessos.

 

Programa

O programa Talentos do Brasil desenvolve atividades de multiplicação do conhecimento para democratizar os saberes, a cultura e os valores locais e apoiar a autonomia dos grupos produtivos. Com esse intuito, há dois anos, os grupos dos 12 estados brasileiros que integram a Cooperativa Central Única das Artesãs (CooperÚnica), têm acesso à internet. “O e-commerce integra uma série de ações do programa. As agricultoras vão poder ver seus produtos no mundo virtual. Por isso fazemos questão de contar a história dessas mulheres e das cooperativas que elas participam”, justifica.

O Talentos do Brasil é desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), desde 2005. De lá para cá, o programa se transformou em fonte de geração de emprego e renda para os grupos de agricultores familiares. As artesãs reúnem técnicas manufatureiras repassadas de geração a geração e a beleza da matéria prima natural como a lã de carneiro, o couro de peixe e o cipó, que são retirados da biodiversidade brasileira de maneira sustentável.

 

Coleção Flores

Durante o lançamento da loja virtual do Talentos do Brasil, realizado no estande do programa na Minas Trend Preview, em Belo Horizonte, a CooperÚnica apresentou a coleção Flores, prevista para ser lançada em 2012. Para as peças, as artesãs escolherem flores típicas de suas regiões e 12 estilistas estão participando da criação da coleção. A novidade é uma sapatilha feita de couro de tilápia, do Grupo Mulher Peixe (MS), além de roupas e acessórios.

Foi realizado também o lançamento da linha de sandálias e camisetas da marca Eu amo o Brasil/ Talentos do Brasil, coleção temática desenvolvida para a Copa do Mundo de 2014. As sandálias são feitas com 30% de borracha natural da Floresta Amazônica e as camisetas são de algodão orgânico certificado da Cooperativa Coopernatural, da Paraíba, criadas em parceria com o programa Talentos do Brasil.

O programa trabalha com diversas estratégias de comercialização: feiras e evento de moda, loja virtual (e-commerce), grandes redes como Dutry, entre outros.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário

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