Economia e Emprego
Brasil aprova investimentos para estimular metas de produção de alimentos em Cuba
Uma parceria firmada entre Brasil e Cuba vai destinar investimentos brasileiros ao país caribenho para estimular as metas de produção de alimentos do país. O objetivo é que Cuba adquira segurança alimentar e alcance a autossuficiência na base na produção da agricultura familiar até 2015.
O acordo prevê investimentos de US$ 200 milhões, entre 2012 e 2015, no país caribenho. O valor, contudo, ainda será aprovado pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), mas o governo cubano já adiantou um pedido ao Brasil de um primeiro crédito para 2012 no valor de US$ 70 milhões.
“O Mais Alimentos Cuba vai proporcionar a esses agricultores a aquisição de equipamentos ”, disse o chefe da Assessoria Internacional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Francesco Pierri. O foco da parceria será na produção de grãos (milho, arroz, feijão, soja e sorgo) e na criação de gado para leite e corte. “Essa produção será feita basicamente por meio de cooperativas. “Todos esses novos agricultores estão se associando a cooperativas para poder participarem do projeto”, informou Pierri.
Na parceria, o MDA também vai prestar serviços de assistência técnica, e estão previstas oito visitas de técnicos brasileiros ao país.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















