Economia e Emprego
Brasil discute biocombustíveis em reunião da Organização Internacional do Açúcar
Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participam de dois importantes eventos do setor sucroalcooleiro em Londres, Inglaterra, durante esta semana. O novo diretor do Departamento de Cana-de-Açúcar e Agroenergia do Mapa, Gerardo Fontelles, e o coordenador-geral de Açúcar e Álcool, Cid Caldas, integram a delegação brasileira que participa das discussões do 20º Seminário da Organização Internacional do Açúcar (OIA), de terça (29) a quarta-feira (30).
“As reuniões da organização tornaram-se o principal encontro do setor açucareiro e agora também do setor de etanol, devido à importância que o biocombustível vem garantindo no mundo todo”, diz o diretor Gerardo Fontelles.
Nesta segunda-feira (28), os gestores participam da reunião da Associação Mundial dos Produtores de Cana-de-açúcar e Beterraba. O Brasil tem papel preponderante neste mercado, por ser o segundo maior produtor e o maior importador de cana-de-açúcar, com mais de 500 milhões de litros de biocombustíveis produzidos em 2011.
“A participação brasileira em compromissos externos estratégicos é condição básica para manutenção e avanço dessa política de liderança, diz Fontelles. O diretor acrescenta que há uma forte expectativa gerada pelas várias missões presidenciais a outros países, que firmaram parcerias com o Brasil nessas áreas, muitas delas já em andamento.
O Brasil é líder mundial na produção de açúcar e maior produtor etanol de cana. Atualmente, o açúcar brasileiro é responsável por mais de 50% do comércio internacional de açúcar, livre de cotas. Em 2010, o País exportou mais 28 milhões de toneladas de açúcar o que gerou cerca de US$ 12 bilhões na balança comercial. A experiência brasileira com o biocombustível é referência mundial no campo das energias renováveis, como forma de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a dependência de combustíveis fósseis.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















