Economia e Emprego
Agricultura familiar receberá bônus para dezoito produtos
Agricultores de 21 estados que acessam o crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) receberão, no mês de janeiro, bônus para o cultivo de 18 produtos. Os principais são arroz, feijão, leite, trigo e mandioca, que serão bonificados com base no Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF).
O programa ampara agricultores familiares em caso de baixa de preços no mercado, garantindo um desconto no pagamento de financiamentos. São beneficiados produtores de 42 espécies, entre grãos, fibras, leite, cana-de-açúcar e hortifrutigranjeiros. O desconto é calculado pela diferença entre o preço de mercado e o preço de garantia do produto, o que assegura a remuneração dos agricultores familiares. Em 2010, o total de bônus foi de R$ 130 milhões.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio da Superintendência de Informação do Agronegócio (Suinf) e da Superintendência de Gestão da oferta (Sugof) tem o papel de fazer levantamento de custos de produção e de preços de mercado dos produtos enquadrados e informar ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) o percentual de bônus a ser oferecido para cada cultura mensalmente.
O comitê gestor do PGPAF é formado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Ministério da Fazenda; Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Fonte:
Conab
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















