Economia e Emprego
Alagoas inicia conferências para debater políticas de Ater
Democratizar o debate sobre as políticas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) com o intuito de aprimorar a ação produtiva das famílias do campo. Esse é o objetivo dos seminários territoriais e da conferência estadual sobre o tema que serão realizados neste mês em Alagoas.
Os eventos antecedem a 1ª Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão Territorial na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Cnater), cujo lema é “Ater para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural”, que acontece entre os dias 23 e 26 de abril, em Brasília.
De 7 a 15 de fevereiro, as reuniões sobre Ater ocorrerão em sete territórios alagoanos (Agreste, Mata Alagoana, Litoral Sul/Lagunar/Baixo São Francisco, Litoral Norte, Alto Sertão, Médio Sertão e Bacia Leiteira). Os encontros estão sendo organizados pela Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de Alagoas, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A Conferência Estadual será realizada no início de março, em Maceió (AL).
Segundo o delegado federal do MDA em Alagoas, Gilberto Coutinho Freire, atualmente, mais de 15,2 mil famílias alagoanas são beneficiadas com serviços de Ater prestados por organizações conveniadas ao MDA e ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), autarquia vinculada ao MDA.
“Essa assistência é fundamental, pois muitos agricultores estão fortemente ligados a práticas seculares que precisam ser redirecionadas no sentido de acrescentar ao saber local um conjunto de técnicas e tecnologias que possibilitem o aumento da produção, a agregação de valor e a conservação dos recursos naturais”, observa Freire.
Esse apoio técnico também é oferecido a comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas. “À medida em que se possibilita a essas comunidades a incorporação produtiva de conhecimentos e práticas, abre-se também a possibilidade para o acesso às políticas sociais que são elementos fundamentais na conquista da cidadania”, afirma o delegado federal.
As informações geradas nas reuniões territoriais e estadual de Alagoas serão reunidas e levadas para 1ª Cnater, para aperfeiçoar a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater), e também promover o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Pronater).
Para realizar os encontros territoriais e estadual em Alagoas, o MDA conta com a parceria da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, prefeituras municipais e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Ainda para o início deste ano está previsto o lançamento de chamadas públicas de Ater para juventude rural e para pessoas jurídicas da agricultura familiar. Além disso, será prestado apoio à estruturação de entidades estaduais de assistência técnica e extensão rural, com a oferta de equipamentos, veículos e obras de engenharia, mediante metas estipuladas.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















