Economia e Emprego
Cooperativas da agricultura familiar no Paraná são cadastradas na Rede Brasil Rural
O cadastro de cooperativas e organizações produtivas da agricultura familiar e da reforma agrária do Paraná na Rede Brasil Rural começou na quinta-feira (16). A iniciativa, criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), busca aproximar, por meio da internet, segmentos que fortalecem os arranjos produtivos da agricultura familiar em todo o Brasil.
Com a Rede Brasil Rural em funcionamento, os produtores poderão ter melhor preço de insumos e matérias-primas e, consequentemente, reduzir os custos dos produtos, de transporte e de estocagem. Até o dia 5 de março, o MDA pretende cadastrar as principais cooperativas e organizações no estado.
O diretor de Inclusão Produtiva da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do MDA, César Oliveira, esteve reunido durante a quinta-feira com os representantes das organizações dos agricultores familiares e assentados, para explicar o funcionamento da Rede.
O Paraná tem 302 mil empreendimentos de agricultores familiares, totalizando 4,2 milhões de hectares (ha), conforme dados do Censo Agropecuário do IBGE de 2006.
Para Oliveira, a agricultura familiar é um setor importante da economia, pois não apenas gera empregos no meio rural, mas também é responsável pela produção de alimentos saudáveis e com respeito ao meio ambiente. “Precisávamos aperfeiçoar as políticas públicas para desenvolver o setor da agricultura familiar, e a Rede Brasil Rural faz parte da estratégia do MDA para criar um ambiente para comercialização da produção, com o uso das tecnologias da informação”, disse.
O portal Rede Brasil Rural tem dois ambientes. Um deles é voltado para produtores familiares, associações e cooperativas da agricultura familiar, transportadores e fornecedores de insumos, máquinas, equipamentos e implementos agrícolas. O ambiente é fechado às organizações e exige cadastramento mediante fornecimento de dados como CNPJ e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) jurídica. Já o ambiente aberto ao público, permite o acesso a editais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), ao catálogo de insumos, ao catálogo de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas financiados pelo Pronaf Mais Alimentos e ao mapa de produção da agricultura familiar em todo o País.
E-Commerce
Até o final do primeiro semestre, a Rede Brasil Rural deverá promover o contato direto das agroindústrias da agricultura familiar com os consumidores. De acordo com o MDA, a oferta de produtos da agricultura familiar será feita por meio de uma plataforma de e-commerce criada pelo governo federal e operada pelos Correios.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















