Economia e Emprego
Programa Crescer oferece microcrédito a pequenos empreendedores
Empreendedorismo
O Programa Crescer, do governo federal, oferece crédito a pequenos e microempreendedores com juros reduzidos.
O valor máximo da operação de crédito é de R$ 15 mil, destinado a capital de giro ou investimento, com prazo de pagamento pactuado entre as instituições financeiras e o tomador, de acordo com o tipo de empreendimento e uso do recurso.
Pelo programa, os empreendedores contam com assistência técnica. A União concede subvenção ao auxílio de profissionais capacitados de instituições financeiras para auxiliá-los na obtenção de crédito e na análise da melhor forma de utilização do dinheiro.
O Crescer pode ser encontrado nas instituições financeiras federais, como o Banco do Nordeste, a Caixa, o Banco do Brasil e o Banco da Amazônia e demais instituições que aderirem ao programa.
Veja as atuações previstas e condições que serão dadas por cada instituição:
- Caixa Econômica Federal: por meio do Crescer, a Caixa oferece crédito para investimentos e capital de giro e concede atenção especial às mulheres autônomas e ao público beneficiado pelo Bolsa-Família.
- Banco do Brasil: opera com o Crescer nas modalidades de capital de giro e de investimentos. Para atrair os empreendedores, funcionários do banco vão até onde se concentram esses empreendedores que são potenciais beneficiários do Crescer.
- Banco do Nordeste: o banco conta com o Crediamigo, voltado para microempreendedores. O programa, inserido no Crescer, oferecer capital de giro e valores para investimentos. A linha de crédito será oferecida a grupos solidários, num sistema em que três a oito empreendedores se reúnem para tomar empréstimos, e se avalizam mutuamente.
- Banco da Amazônia: por meio do Amazônia Florescer, o banco oferece microcrédito a microempreendedores. Com o Crescer, a linha créditos é ainda menor. Para Microempreendedores Individuais (MEIs) e pessoas físicas – chamados de empreendedores populares –, o crédito será oferecido na forma de grupos solidários.
Fontes:
Ministério da Fazenda
Banco do Brasil
Caixa Econômica Federal
Banco do Nordeste
Banco da Amazônia
Lei nº 11.110
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















