Economia e Emprego
Rede Brasil Rural chega a Goiás
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) retomou esta semana a capacitação de agricultores familiares para o uso da Rede Brasil Rural (RBR), ferramenta criada para incentivar a organização produtiva e impulsionar a comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar. Mais de 30 cooperativas do estado de Goiás participaram do curso na segunda-feira (13).
Na semana passada, a capacitação para cooperativados e agricultores familiares foi realizada na Bahia – por ser o estado com maior número de estabelecimento de agricultura familiar –, passando depois por Santa Catarina e Minas Gerais.
“Em 2012, ano internacional do cooperativismo, a iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário de lançar a Rede Brasil Rural é de grande importância para a organização produtiva da agricultura familiar, com mecanismos que incentivam a comercialização, a logística, acesso a crédito e mercados institucionais. Estamos trabalhando para a cada dia construir políticas públicas que fortaleçam os agricultores e agricultoras”, afirma o secretário de Desenvolvimento Territorial do ministério, Jerônimo Rodrigues, destacando a importância do acesso a assistência técnica e extensão rural (Ater) qualificada e continuada.
O delegado federal do MDA no estado, Otacílio Teixeira, destacou a força da agricultura familiar em Goiás. “Dentro do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar [Pronaf] tivemos o investimento de mais de R$ 420 milhões na safra 2010/2011 para atender os mais de 300 mil agricultores familiares no estado”, contou.
Para a agricultora familiar e integrante da Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar do Sudoeste Goiano (Coopfaz), Lazara Souza, a expectativa com a Rede Brasil Rural é grande. “Pelo que pude ver na apresentação de hoje [segunda-feira, 13], vai ajudar muito no processo de divulgação dos produtos da agricultura familiar, na comercialização e na compra dos materiais que a gente precisa pra produzir”, enumerou.
Goiás
Segundo dados do Censo Agropecuário de 2006, existem no estado de Goiás 88 mil estabelecimentos de agricultura familiar, correspondente a 65% dos estabelecimentos do estado e a mais de 50% da ocupação de mão de obra no campo. No Goiás, a agricultura familiar é responsável pela produção de 46% do arroz e 67% da mandioca.
Rede Brasil Rural
A Rede Brasil Rural foi lançada em dezembro do ano passado, em Porto Alegre (RS), em um evento que contou com a participação da presidenta Dilma Rousseff e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence. “O objetivo da RBR é reduzir o preço do produto para o consumidor final e aumentar a renda dos agricultores por meio de ganhos de eficiência em cada etapa da cadeia produtiva, preservando a identidade da agricultura familiar”, disse o ministro na ocasião. A rede conta com a cooperação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como agente financiador, e com a parceria dos Correios.
O cadastramento das cooperativas na Rede Brasil Rural está sendo realizado desde 13 de dezembro de 2011 e vai até o dia 5 de março deste ano. A partir do dia 6 março, a RBR estará disponível para usuários de todo o Brasil.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















