Economia e Emprego
Tocantins e Maranhão ganham 20 novas bibliotecas rurais
O Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entrega nesta sexta-feira (20), mais 20 bibliotecas rurais aos estados de Tocantins e do Maranhão. As comunidades registram seus pedidos de bibliotecas e o MDA articula as parcerias.
Além da entrega das arcas, na oportunidade, serão capacitados 40 agentes de leitura voluntários das comunidades, que vão aprender técnicas de incentivo a leitura. Eles serão responsáveis pela administração das bibliotecas de sua comunidade e por incentivar a população a adquirir o hábito de ler.
De acordo com a coordenadora nacional do programa, Cleide Soares, com a implantação das novas bibliotecas rurais, o Programa Arca das Letras vai beneficiar mais de 2 mil famílias de assentamentos da reforma agrária e associações de crédito fundiário no Tocantins. No Maranhão, serão 320 famílias de assentamentos. Em cada arca será entregue um acervo inicial de 230 livros, escolhidos de acordo com a indicação e demanda das famílias, com o intuito de promover a leitura nessas comunidades rurais.
Em Tocantins, serão contempladas com o acervo de livros as comunidades rurais dos municípios de Barra do Ouro, Babaçulândia, Darcinópolis, Filadélfia, Goiatins, Itapiratins, Palmeiras do Tocantins e Tupiratins. No Maranhão, os municípios de Carolina e Estreito serão os beneficiados.
O programa
Desde 2003, o Programa Arca das Letras já implantou em todo o País 8,9 mil bibliotecas rurais em 3.022 municípios. Até o final de março, mais de 2,5 milhões de livros foram distribuídos, beneficiando aproximadamente 1,5 milhão de famílias do campo, dentre agricultores, assentados da reforma agrária, pescadores, quilombolas, indígenas e populações ribeirinhas.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















