Economia e Emprego
Conselho da Sudam discute financiamento de projetos e desenvolvimento da Amazônia
O financiamento de projetos e o desenvolvimento regional da Amazônia serão pautas da 11ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), que acontece nesta quinta-feira (10), em Manaus. Presidida pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, o encontro reúne os nove estados representantes da Amazônia Legal - Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão - para analisar a proposta de financiamento do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) para 2012.
O FNO é destinado às micro, pequenas, médias e grandes empresas que desenvolvem atividades nos setores mineral, industrial, agroindustrial, turístico, de infra-estrutura, comercial e de serviços na região e sua operacionalização é feita pelo Banco da Amazônia.
O Condel também discutirá a aprovação do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA), elaborado pela Sudam. O PRDA é um plano estratégico-operacional que aponta as diretrizes estratégicas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Brasileira.
Condel
O Ministério da Integração Nacional promove as reuniões do Conselho Deliberativo de suas superintendências regionais. Em agosto de 2011, a 10ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudam, realizada em Belém, aprovou, entre outras resoluções, a criação de um Programa de Financiamento às Micro e Pequenas Empresas para priorizar o investimento em empresas de pequeno e médio porte na Amazônia.
No mês passado, a 14ª Reunião do Condel da Sudene reuniu governadores e representantes dos estados de sua área de atuação para discutir e aprovar solução para o combate à seca e o desenvolvimento regional. Foi instalado o comitê gestor formado para monitorar e acompanhar as ações da Operação Carro-Pipa e liberados crédito de R$ 1 bilhão com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para produtores e empreendedores dos setores industrial, comercial e de serviços.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















