Economia e Emprego
Cooperativas nacionais e da América do Sul vão participar da Feira Agrobrasília 2012
A Organização das Nações Unidas (ONU) decretou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas e escolheu o Brasil para sediar as atividades comemorativas. Neste contexto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promoverá ações para a formação e o desenvolvimento das cooperativas nacionais.
Organização de trabalhadores em cooperativas tem crescido no Brasil.
Algumas dessas iniciativas serão apresentadas durante a Agrobrasília 2012, a feira do cerrado brasileiro, que este ano acontece entre os dias 15 e 19 de maio, em Brasília, no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF). O evento contará com a participação de cooperativas brasileiras e de outros países América do Sul.
Com o objetivo de fomentar a intercooperação, o ministério montará o chamado Pavilhão do Cooperativismo, um espaço de 600 m², com 38 estandes exclusivos para cooperativas. O local terá duas salas: uma para palestras, com 30 lugares, e outra para intercâmbio de experiências entre o seguimento.
Uma das presenças internacionais será a FeCoVita, da Argentina. Fundada em 1980, já é a terceira maior exportadora de vinhos do país, com cinco mil produtores associados a 30 cooperativas que comercializam cerca de 300 milhões de litros por ano.
Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Erikson Chandoha, a Agrobrasília será uma ótima oportunidade para a aproximação de cooperativas brasileiras com o mercado externo. O setor cooperativo é responsável por mais de 100 milhões de postos de trabalho em todo o mundo. No Brasil, cerca de 300 mil empregos diretos são gerados pelas cooperativas.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















