Economia e Emprego
Curso de formação de agentes de comercialização da Rede Brasil Rural começa nesta 3ª
Teve início nesta terça-feira (8), o curso de formação de agentes de comercialização voltado para a operação da Rede Brasil Rural (RBR). Os técnicos que atuam com as bases de serviços serão capacitados para que possam melhor os empreendimentos da agricultura familiar – cooperativas e associações - na utilização da ferramenta da Rede Brasil Rural.
A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). As capacitações, que têm etapa presencial durante o mês de maio, acontecem nas próximas semanas em quatros capitais do País. Brasília é a primeira e vai receber os técnicos na Pousada dos Angicos, localizada no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, próximo à Brazlândia.
O curso terá carga horária de 264 horas, divididas em duas etapas, uma presencial e outra à distância. Além de Brasília, onde serão capacitados técnicos das regiões Norte e Centro-Oeste, as aulas presenciais serão realizadas em Porto Alegre - para técnicos das regiões Sul e Sudeste - e em Salvador e Recife - para técnicos da região Nordeste. As aulas à distância serão ministradas via internet, por meio de uma plataforma desenvolvida especialmente para a SDT. Elas estão divididas em sete módulos, realizados um por mês, com carga de 40 horas.
Na avaliação do assessor especial do MDA, César Oliveira, o curso vai proporcionar uma melhor forma de comercialização e melhores oportunidades para o agricultor familiar.“A capacitação qualifica nossos técnicos para assessorar o processo de inclusão dos agricultores e suas cooperativas nos mercados privado e institucional. Isso vai fortalecer o processo de organização dos empreendimentos da agricultura familiar”, explica.
O coordenador da Rede Brasil Rural, Marco Antônio Viana Leite, participa da abertura do curso. Após a abertura, o curso segue com uma série de palestras sobre Desenvolvimento Rural Sustentável, Desenvolvimento Territorial, Cooperativismo e Associativismo, bem como o acesso aos mercados privado e institucional por meio de programas do MDA como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Rede Brasil Rural
A Rede Brasil Rural foi criada para aproximar os produtores dos fornecedores e consumidores finais. Seus objetivos são organizar e fortalecer a cadeia produtiva da agricultura familiar, beneficiando seus participantes. O site exige o cadastramento de cooperativas de agricultores familiares que poderão comprar, juntos, insumos como sementes, máquinas e equipamentos. A meta do MDA para o primeiro semestre de 2012 é capacitar e cadastrar 1,6 mil entidades, beneficiando mais de 200 mil agricultores em todo o País.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















