Economia e Emprego
Agricultura discute Plano Nacional de Armazenagem
Plano visa minimizar os gargalos da estocagem no País
O Grupo de Trabalho da Armazenagem, constituído por representantes do Governo, entidades do setor e iniciativa privada, criou uma comissão que fará um diagnóstico da situação da armazenagem no País. A iniciativa foi proposta e acolhida pelos integrantes do GT durante reunião nessa quinta-feira (14), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília.
Os dados subsidiarão a construção do Plano Nacional de Armazenagem que visa minimizar os gargalos da estocagem, uma vez que o País tem uma capacidade de armazenamento aquém do tamanho da safra e boa parte das unidades não tem condições de armazenar os grãos pelo período necessário sem comprometer a qualidade. A comissão tem prazo de 30 dias para realizar o levantamento, traçar cenários e, num segundo momento, definir estratégias e metas.
De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o potencial total dos 17.960 armazéns existentes no Brasil está próximo dos 142 milhões de toneladas. Pelas projeções, levando-se em conta o nono levantamento da safra 2011/12, divulgado pela Conab no início deste mês, a produção total é de 161,23 milhões de toneladas.
A expectativa do coordenador do Serviço de Infraestrutura, Logística e Aviação Agrícola do Mapa, Carlos Alberto Nunes Batista, é de que seja cumprido o cronograma para o desenvolvimento do Plano Nacional de Abastecimento.
Leia mais:
Ministério anuncia contrato de gestão com a Conab
Contratação de crédito agrícola cresce 4% e soma R$ 61,2 bi no 2º semestre de 2011
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















