Economia e Emprego
Empresas privadas participaram do Seminário de Operações de Comércio Exterior
Evento pretende capacitar profissionais de comércio exterior
Com o objetivo de trocar experiências e capacitar os profissionais de comércio exterior do setor privado, o Departamento de Operações de Comércio Exterior (Decex) da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), realizou nessa sexta-feira (15), o Seminário de Operações de Comércio Exterior, que está em sua décima edição.
Durante a abertura do evento, na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), o Diretor do Decex, Albertino da Costa Filho, destacou a importância de aproximar cada vez mais os técnicos do Mdic dos usuários do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), o sistema informatizado por onde são feitos todos registros e as licenças de exportação e importação, no Brasil.
Segundo Albertino, a aproximação é necessária principalmente em função do crescimento das operações de compras e vendas externas. "Considerando a evolução da corrente de comércio brasileira de 60 bilhões de dólares em 1993 para quase 500 bilhões de dólares, no ano passado, aumenta a responsabilidade do Decex de aperfeiçoar o trabalho. Nós temos muito a evoluir e temos tido o apoio da Secex e de todo o Mdic. Por conta disso, temos feito uma revolução silenciosa", disse ele, referindo-se aos investimentos em tecnologia de informação e no aperfeiçoamento das ferramentas de análise das licenças de importação, controle de cotas e demais procedimentos administrativos.
Leia mais:
Camex aprova redução de tarifas para máquinas e equipamentos sem produção nacional
Câmara de Comércio Exterior aprova incentivos para aumentar competitividade da indústria
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















