Economia e Emprego
Agricultores do Amazonas vendem 2,3 mil toneladas de alimentos no 1º semestre
Conab comprou os produtos regionais e distribuiu entre famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional no estado
O primeiro balanço semestral deste ano revelou que agricultores familiares de 22 municípios do Amazonas venderam 2,3 mil toneladas de produtos regionais para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Os alimentos comprados foram destinados às famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional, inseridas no Programa Mesa Brasil do Serviço Social do Comércio do Amazonas (Sesc-AM); na Pestalozzi; na Associação Amigos do Programa de Resistência às Drogas da Polícia Militar do Amazonas (Proerd); na Associação de Pais e Mestres; na Casa de Apoio à Criança e ao Adolescente; na Associação de Pais Amigos dos Excepcionais; em hospitais públicos; unidades prisionais; prefeituras municipais; e igrejas, entre outros.
Os produtos regionais mais comprados foram a banana, a abóbora, o mamão, a mandioca e os pescados.
Foi repassado o total de R$ 2,2 milhões aos agricultores familiares envolvidos, por meio de grupos formais, como a Associação dos Produtores Rurais, do município de Rio Preto da Eva; da Cooperativa Mista de Manacapuru; da Associação Rural Lago do Membeca, de Caapiranga; da Cooperativa dos Produtores do Lago do Sampaio, de Autazes.
PAA
Os produtos foram adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que garante o preço justo aos produtores familiares e evita desperdícios de alimentos, reforçando os circuitos locais e regionais de abastecimento. O PAA opera com recursos provenientes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) .
Leia mais:
Conab compra 56 toneladas de produtos de agricultores familiares do Amazonas
Comunidades no Amazonas recebem capacitação sobre políticas para o extrativismo
Conab paga R$ 92 mil para seringueiros do Amazonas
Conab entrega 2,3 mil cestas básicas a atingidos por cheias no Amazonas
Fonte:
Companhia Nacional de Abastecimento
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















