Economia e Emprego
Agricultores do DF recebem apoio para produção rural
As famílias receberão apoio técnico e verba para o cultivo de hortas e criação de animais
Cerca de 550 famílias do Distrito Federal vão receber atendimento para investir em pequenos empreendimentos rurais. A decisão faz parte da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A decisão foi tomada neste quarta-feira (26) e faz parte do Plano Brasil Sem Miséria.
As famílias que pertencem ao Cadastro Único – CadÚnico terão assistência técnica e apoio financeiro no valor de R$ 2,4 mil do MDS, que poderão ser usados na compra de pequenos animais e organização de hortas ou de projetos coletivos.
Já a assistência técnica, coordenada pelo MDA e MDS, será prestada pela Emater-DF e consiste na oferta de conhecimentos específicos, no apoio para a elaboração de projetos produtivos, na facilitação do acesso a insumos e mercados e na articulação com outras ações de inserção econômica. As equipes acompanham as famílias por um período de 24 meses. Também é esperado que elas comecem a comercializar seus produtos pelo Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA).
Agricultores no Distrito Federal
O Distrito Federal possui cerca de 1.824 estabelecimentos da agricultura familiar. O dado é do último Censo Agropecuário do País, de 2006. Esse número corresponde a 46% do total dos estabelecimentos agropecuários no DF. O estudo indica ainda que 29% dos trabalhadores do meio rural, 6.481 pessoas, têm ocupação na agricultura familiar. O valor bruto da produção do setor equivale a 11% do total do que é produzido na
agropecuária local.
Na última segunda-feira (24), os agricultores familiares receberam do MDS a notícia de que, pela primeira vez, será lançado o Plano Safra da Agricultura familiar 2012/2013 no DF.
As ações do Plano Safra envolvem ampliação de crédito, de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e, também, o fortalecimento das políticas públicas para a juventude rural.
A participação da agricultura familiar do DF tem destaque no cultivo da mandioca, na qual detém 43% da produção. Logo depois, está a produção de leite, com 17%, e a de café canephora (robusta, conilon), com 11%.
Leia mais:
Aberta seleção de projetos para capacitação de jovens da área rural
DF recebe recursos para investir no Plano Safra da Agricultura Familiar
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















