Economia e Emprego
Brasil terá internet banda larga de qualidade e mais fiscalização do serviço
A partir de outubro, as operadoras com mais de 50 mil usuários deverão entregar, em média, por mês, uma velocidade mínima de conexão de 60% da anunciada
Durante o programa semanal Café com a Presidenta, Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (10) que o governo federal pretende garantir a qualidade da internet banda larga no País. Ao comentar medidas anunciadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre o assunto, a presidenta destacou que o Brasil registra atualmente 78 milhões de conexões banda larga, sendo 59 milhões de internet portátil, e que um decreto publicado em outubro do ano passado determinava que a Anatel definisse critérios para avaliar e monitorar os serviços de internet prestados no Brasil.
Foi informado ainda pela presidenta que, a partir de outubro, as operadoras com mais de 50 mil usuários deverão entregar, em média, por mês, uma velocidade mínima de conexão de 60% da anunciada.
Pouco mais de uma semana do início do cadastramento de usuários para testar a Qualidade da Banda Larga fixa no País, aproximadamente 32 mil pessoas se inscreveram para participar da medição, que será feita por uma entidade aferidora selecionada pela Anatel.
Os dados coletados serão divulgados mensalmente pela Anatel e servirão para que o órgão avalie se as empresas estão cumprindo as metas de qualidade estabelecidas. No caso de descumprimento, a agência poderá estabelecer prazos para que o problema seja resolvido, aplicar multas ou até determinar a proibição de vendas.
Leia mais:
Cerca de 1.800 cidades já têm acesso à banda larga popular
Programa de medição da banda larga já conta com 11 mil voluntários
Assinantes ajudarão a medir a qualidade da banda larga
Programa Nacional de Banda Larga chega ao Mato Grosso
Em 2 anos do Programa Nacional de Banda Larga, conexões 3G crescem 270%
Brasil alcança 75 milhões de acesso à banda larga em maio
Banda larga popular já chegou a quase 1.400 municípios
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















