Você está aqui: Página Inicial > Economia e Emprego > 2012 > 09 > Trabalhadores nascidos entre outubro e dezembro recebem PIS/Pasep no mês de setembro

Economia e Emprego

Trabalhadores nascidos entre outubro e dezembro recebem PIS/Pasep no mês de setembro

por Portal Brasil publicado : 06/09/2012 12:04
Exibir carrossel de imagens Reprodução/Ministério do Trabalho e do Emprego

Para quem recebe os depósitos em conta ou em folha, a transferência já acontece desde julho

 

O pagamento do abono salarial do PIS-Pasep para os nascidos nos meses de outubro, novembro de dezembro começa a partir da próxima semana. Para os nascidos em outubro, o saque poderá ser feito a partir da próxima quarta-fera (12); para os nascidos em novembro, a partir de 19 de setembro; para os nascidos em dezembro, a partir de 26 de setembro.

O abono salarial do PIS-Pasep corresponde ao valor de um salário mínimo para quem foi cadastrado até 2007; trabalhou no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2011, com Carteira de Trabalho assinada por empresa, e recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais. Também é preciso que os dados do trabalhador tenham sido informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do ano-base 2011.

O mês de nascimento é o critério para o pagamento de trabalhadores da iniciativa privada. Os nascidos entre julho e setembro receberam durante o mês passado. Já para os servidores públicos, o critério de pagamento é pelo número de inscrição.

Os trabalhadores inscritos no PIS (Programa de Integração Social) recebem o abono salarial na Caixa Econômica Federal, enquanto os do Pasep (Programa de Formação do Servidor Público) recebem no Banco do Brasil. Para o saque, o beneficiário precisa apresentar a carteira de trabalho em qualquer unidade bancária. A data final para saque é 28 de junho de 2013.

O saque deve ser feito por trabalhadores que não têm conta nos bancos ou não estão empregados por empresa conveniada, o correspondente a 60% dos beneficiários. Para quem tem conta nos bancos públicos ou trabalha em empresa conveniada, o valor foi depositado automaticamente ou creditado na folha de pagamento entre julho e agosto.

Consulta

Para saber se tem direito ao abono salarial ou aos rendimentos do PIS, o trabalhador pode consultar a página da Caixa.

Outra forma de consulta é pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0800 726 0101, opção 2. O serviço funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Ao fazer a consulta pela internet ou pelo telefone, o trabalhador deve sempre ter em mãos o número do PIS.

 

Leia mais:

Quase 80% dos novos empregos de julho foram gerados em pequenas empresas

Liberados mais de R$ 174 mi para pagamento de seguro-desemprego

PIS/Pasep começa a ser pago nesta quarta-feira (15)

Pagamento do PIS dos anos 2012/2013 começa a ser depositado

Fundo de Amparo ao Trabalhador tem superavit de R$ 572,9 milhões em 2011

 

Fonte:
Ministério do Trabalho e Emprego
Caixa Econômica
Portal do Planalto
Agência Brasil

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil