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Economia e Emprego

Abonos e rendimentos do PIS já somam R$ 7,5 bilhões pagos em outubro

por Portal Brasil publicado: 08/10/2012 13h13 última modificação: 28/07/2014 16h34
Divulgação/Caixa Econômica Federal O saque do PIS estará liberado para todos os beneficiários até 28 de novembro de 2012

O saque do PIS estará liberado para todos os beneficiários até 28 de novembro de 2012

O prazo para saque dos benefícios termina no dia 28 de junho de 2013. Até a data, estima-se pagar 96,5% dos abonos identificados para o período, o equivalente a mais de R$ 10,7 bilhões

 

Mais de 20 milhões de trabalhadores receberam, até o início do mês de outubro, R$ 7,5 bilhões em abonos e rendimentos do Programa de Integração Social (PIS), referentes ao exercício de 2012/2013. O valor pago em abonos salariais corresponde a R$ 7,1 bilhões, que representa 65% do montante de abonos identificados para retirada até o fim deste exercício.

O prazo para saque dos benefícios do PIS termina no dia 28 de junho de 2013.  Até a data, estima-se pagar 96,5% dos abonos identificados para o período, o equivalente a mais de R$ 10,7 bilhões.

Os abonos e rendimentos do PIS são liberados de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Quem possui data de nascimento em janeiro poderá receber o benefício a partir da terça-feira (9). Os nascidos de julho a dezembro já estão com seus benefícios liberados.

Caso o trabalhador não efetue o saque do abono salarial dentro do prazo, poderá perder o benefício, que será devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Os rendimentos do PIS não retirados retornarão para a conta de participação do trabalhador.

 

PIS

O PIS promove a integração do empregado com a empresa privada em que trabalha. Com o número de inscrição no PIS em mãos, o cidadão pode realizar consultas e saques dos benefícios sociais administrados pelo banco.

O cadastramento deve ser feito pelo empregador no primeiro contrato com carteira assinada do trabalhador. Depois disso, o número do PIS estará na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), no comprovante de inscrição ou no cartão que é entregue ao cidadão.

Alguns trabalhadores cadastrados no PIS têm direito ao abono salarial, liberado anualmente, no valor de um salário mínimo. 

Quem pode sacar

Têm direito a sacar o abono salarial os trabalhadores cadastrados no PIS ou Pasep até 2007 (cinco anos de cadastramento); que tenham trabalhado no mínimo 30 dias no ano-base (2011); com carteira de trabalho assinada por empresa; que tenham recebido, em média, até dois salários mínimos mensais; e que tiveram seus dados informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base 2011.

Pode receber os rendimentos do PIS o trabalhador que foi cadastrado no PIS-Pasep até 04/10/1988 e que tenha saldo na conta PIS. O pagamento segue o mesmo calendário do abono salarial.

Já o saldo da conta PIS pode ser pago ao trabalhador que apresentar algum dos motivos previstos em lei: aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar, transferência para a reserva remunerada, tratamento de Aids ou câncer do titular ou de seus dependentes, morte do titular, benefício assistencial à pessoa portadora de deficiência e ao idoso e participante com idade igual ou superior a 70 anos.

 

Atendimento ao Cidadão

Para facilitar o acesso do cidadão à informações sobre os benefícios pagos pela Caixa Econômica Federal (CEF), foi lançado na última segunda-feira (1º) o novo canal de atendimento telefônico específico para serviços de cidadania, o Atendimento Caixa ao Cidadão. Por meio do número 0800 726 0207, podem ser obtidas informações sobre o PIS, Seguro Desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e Cartão Social. A expectativa é receber 250 mil ligações por dia.

O Atendimento Caixa ao Cidadão funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 10h às 16h. Para consultas sobre rendimentos e abono do PIS, data de pagamento dos benefícios dos programas sociais do governo federal e desbloqueio do Cartão Social para cadastramento ou recadastramento de senha, será oferecido atendimento eletrônico 24 horas.

O novo canal de atendimento faz parte da rede de serviços 0800 da Caixa, que conta ainda com Atendimento Comercial (0800 726 0505), o SAC (0800 726 0101) e a ouvidoria (0800 725 7474), além do canal específico para pessoas com deficiência auditiva, realizado no número 0800 726 2492.

 

 

Leia mais:

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Fonte:
Caixa Econômica Federal
Portal Brasil

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