Geral
Alagoas e Sergipe receberão investimentos para projetos de irrigação
Os projetos serão instalados nos perímetros sociais, que são aqueles que precisam de recursos do governo para se manterem
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba investirá R$ 22 milhões em obras de melhoria dos perímetros irrigados sociais em Alagoas e Sergipe. Serão beneficiados os perímetros de Boacica (situado entre os municípios de Igreja Nova e Penedo) e de Itiúba (em Porto Real do Colégio).
Em Alagoas, três perímetros são considerados sociais – Itiúba, Boacica e Marituba. Os outros três estão em Sergipe – Própria, Cotinguiba/Pindoba e Betume. Perímetros sociais são aqueles que ainda não alcançaram autossustentabilidade e, por isso, ainda precisam de recursos governamentais para serem aplicados em infraestrutura.
Em visita ao local, o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, ouviu dos agricultores as necessidades de melhoria da infraestrutura dos projetos de irrigação, como recuperação de bombas de drenagem e irrigação, reforço nos diques de proteção contra enchentes e dragagem dos coletores. As demandas também serão analisadas por técnicos da Codevasf.
“Precisamos colocar o homem do campo para produzir. Temos que melhorar essa infraestrutura que dá renda para aproximadamente 12 mil famílias somente no Boacica”, apontou o agricultor Manoel Mateus, membro do Conselho Administrativo do Distrito de Irrigação do Boacica.
Laboratórios de produção
No perímetro de Ituíba, está localizado o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura, centro tecnológico e científico da Codevasf na área de aquicultura, com laboratórios de produção de alevinos, de genética e biotecnologia, de criação de surubins, a fábrica de ração. O viveiro para espécies nativas produzidas no centro, como o Niquim, passa por ampliação que deverá ser concluída em dezembro.
Perímetros
O perímetro irrigado de Boacica está situado entre os municípios de Igreja Nova e Penedo e reúne cerca de 4,9 mil hectares, sendo 2,7 mil hectares irrigáveis explorados exclusivamente por agricultores familiares, com destaque para a rizicultura. Em 2011, esse perímetro registrou uma produção de 77,6 mil toneladas de alimentos.
Já o perímetro irrigado de Itiúba fica no município de Porto Real do Colégio e reúne cerca de 2 mil hectares, sendo 890 irrigáveis. Predomina a cultura de arroz – que corresponde a mais de 90% dos alimentos produzidos no perímetro - seguida de cana-de-açúcar, piscicultura intensiva e fruticultura. Em 2011, esse perímetro registrou a produção de aproximadamente 7,9 mil toneladas de alimentos.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















