Economia e Emprego
TV paga registra 277 mil novas assinaturas em setembro
De cada 100 domicílios do País, praticamente em 26 deles os moradores contam com TV por assinatura
Mais brasileiros estão aderindo a TV paga no Brasil, é o que revela as 277 mil novas assinaturas efetuadas apenas no mês de setembro. Na comparação com setembro de 2011, houve um crescimento de quase 30%. O dado foi divulgado nesta quarta-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Foram registradas mais de 3,5 milhões de novas assinaturas entre setembro de 2011 e setembro de 2012. A TV paga por assinatura é distribuída para aproximadamente 60 milhões de brasileiros, considerando 3,3 pessoas por domicílio, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com a Anatel, o número de domicílios que possuem TV por assinatura se aproxima muito do número total de assinantes. Isso quer dizer que de cada 100 domicílios do País, praticamente em 26 deles os moradores contam com TV paga.
A participação dos serviços prestados via satélite (DTH) está perto da marca dos 60% da base de assinantes, enquanto os serviços oferecidos via cabo alcançaram cerca de 40% do total de assinaturas.
Dados por região
As regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste apresentaram os maiores índices de crescimento, acima da média nacional, com 42%, 40% e 38%, respectivamente, cada região. A média nacional foi de 29%, enquanto a região Sul registrou crescimento de 30% e a Sudeste de 26%. Entretanto, das 3,5 milhões de novas assinaturas registradas entre setembro de 2011 e setembro de 2012, mais de 2,5 milhões ocorreram nas regiões Sul e Sudeste.
Tecnologia
Os Serviços de TV por Assinatura são prestados com a utilização de diferentes tecnologias: por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo - TVC), mediante utilização do espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal - MMDS) e na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura - TVA), e ainda por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite - DTH).
A participação dos serviços prestados via satélite (DTH) atingiu 59,48%% da base e a dos serviços a cabo alcançou 39,46% dos assinantes. Em setembro de 2011, os serviços DTH representavam 52,74% do mercado nacional e os serviços prestados via cabo possuíam 45,09% de market share.
Em setembro de 2012, o DTH, com a adição de 231,6 mil assinantes, cresceu 2,6%. O universo de assinantes que recebem os serviços via TV a cabo registrou acréscimo de quase 53,2 mil novas assinaturas - crescimento de 0,9% em setembro. As prestadoras de MMDS, por sua vez, perderam 6,9 mil assinantes no mesmo período, o que representou queda de 4,1% de sua base.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















