Economia e Emprego
Cidade de Goiás (GO) ganha moeda comemorativa de R$ 5 na quinta-feira (15)
Moeda faz parte da coleção Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil
O Banco Central (BC) lançará, na próxima quinta-feira (15), a moeda comemorativa à Cidade de Goiás, primeira capital do estado e conhecida como Goiás Velho. A cerimônia ocorrerá no Palácio Conde dos Arcos, antiga residência do governador, construído no século 18.
A moeda, cunhada em prata e com valor de face de R$ 5, faz parte da série Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil. Dessa coleção, já foram lançadas as moedas comemorativas relativas a Brasília, em 2010, e Ouro Preto, em 2011.
Cidade histórica
Com o nome de Vila Boa, a Cidade de Goiás foi fundada em 1726 e, no século seguinte, passou de vila mineradora para a capital do estado. Goiás Velho, recebeu título de Património Mundial da Unesco em 2001, por ser um dos mais charmosos e bem preservado retratos do Brasil Colônia.
Com o fim da corrida do ouro e a posterior transferência da capital para Goiânia, Goiás Velho deixou de ser importante econômico e politicamente e sua população foi reduzida, fatos que colaboraram, decisivamente, para a preservação da cidade.
Além de guardar tesouros arquitetônicos e urbanísticos, Goiás Velho é cercada pela Serra Dourada, uma região de serras e matas cravejadas de cachoeiras e piscinas naturais. O roteiro cultural é fácil de ser visitado a pé.
Elemento fundamental do mais célebre cartão postal vilaboense e mais importante monumento da cidade, a Casa de Cora Coralina é a antiga morada da famosa poetisa. Hoje é um museu dedicado à vida e a obra da mais importante personalidade local, que traduziu em versos os sabores da vida interiorana.
O Museu das Bandeiras é das construções mais bonitas e impressionantes da cidade. Possui um rico acervo, com materiais utilizados no garimpo e porcelanas portuguesas. Antiga sede do governo na província, por isso mesmo uma construção impressionante, o Palácio Conde dos Arcos tem acervo composto por peças do século 18, 19 e 20.
O Parque Estadual de Serra Dourada faz parte de uma pequena lista de locais em Goiás que, embora extraordinários, estão ainda intocados. A serra fica a 37 km da sede do município, sendo 6 km em estrada de terra.
Fonte:
Banco Central
Agência Brasil
Secretaria de Turismo de Goiás
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















