Economia e Emprego
Trabalhadores de baixa renda terão acesso a recursos não reembolsáveis
Empreendimentos serão selecionados por editais, beneficiando associações ou cooperativas que incentivem a redução da pobreza e o desenvolvimento sustentável
Empreendimentos produtivos de inclusão de trabalhadores de baixa renda em diversos municípios de Santa Catarina vão receber R$ 10 milhões, não reembolsáveis, do Fundo Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O apoio corresponde a 50% do valor necessário, que será complementado pelo governo do estado e pelo Sebrae-SC.
A operação apoiará a elaboração de diagnósticos setoriais e de estudos de viabilidade técnica e econômica. Está prevista também a aquisição de móveis, máquinas e equipamentos, bem como a execução de obras civis e reformas.
Outro item contemplado é a capacitação e consultoria, tanto em gestão empresarial como em tecnologia para melhorar processos, produtos, serviços e logística. O projeto prevê ainda a inserção de produtos e serviços no mercado por meio de acesso a feiras e rodadas de negócios.
Editais de seleção
Os empreendimentos serão selecionados por editais, beneficiando associações ou cooperativas com sede em Santa Catarina que incentivem a redução da pobreza e o desenvolvimento sustentável local ou regional. Cada postulante poderá pleitear até R$ 300 mil em investimentos.
Os critérios de seleção envolvem a participação de mulheres nos grupos, o número de cooperados ou associados, a promoção da economia verde, a renda média atual e o potencial de geração de renda de empreendimentos preferencialmente localizados em municípios de baixo IDH-M.
Após a ampla divulgação do edital, serão promovidos workshops e oficinas de auxílio para facilitar a elaboração de propostas por parte dos grupos.
BNDES Fundo Social
Constituído com parte dos lucros anuais do BNDES, o Fundo Social apoia projetos nas áreas de geração de emprego e renda, serviços urbanos, saúde, educação e desportos, justiça, meio ambiente, desenvolvimento rural e outras vinculadas ao desenvolvimento regional e social.
A modalidade de operação se dá pela seleção dos projetos enviados ao BNDES e ocorre nos segmentos sociais estratégicos das áreas supracitadas em edital previamente publicado.
Recursos Não Reembolsáveis
As aplicações Não Reembolsáveis do BNDES são realizadas por meio do Banco e do Fundo Social.
A origem dos recursos vem da reversão dos lucros anuais do BNDES e tem como objetivo apoiar projetos de caráter social nas áreas de geração de emprego e renda, serviços urbanos, saúde, educação e desportos, justiça, meio ambiente, desenvolvimento rural e outras atividades vinculadas ao desenvolvimento regional e social.
A Modalidades de Operação se dá por meio de seleção de projetos, premiação e apoio continuado.
Fonte:
Agência Brasil
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















