Economia e Emprego
Sistema de exportação registra mais de 6 milhões de operações em um ano
Com um total de mais de US$ 242 bilhões no valor exportado, o novo sistema Siscomex Exportação Web garante mais interatividade e agilidade nas operações
Com um ano de funcionamento, o Siscomex Exportação Web (Novoex), realizou 6.325.070 registros de exportações, entre fevereiro 2012 e janeiro de 2013, totalizando um valor exportado de mais de US$ 242.406
bilhões. O novo módulo do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) representa a utilização de tecnologias da informação nas operações de comércio exterior.
O Novoex possui interface mais interativa para os usuários, maior agilidade na elaboração de Registros de Exportação (RE) pelo exportador a partir de RE anteriores, mais visibilidade do processo pelo exportador e pelo anuente e permite ainda a simulação prévia do RE. Entre outras as inovações do novo sistema podem ser destacadas a totalização online dos valores e quantidades informados pelo exportador com críticas para valores incompatíveis e ainda a possibilidade de transmissão de registros em lotes.
A modernização do sistema se fez necessária diante do expressivo aumento das exportações brasileiras nos últimos anos e do surgimento de novas tecnologias de comunicação e informação, além da defasagem tecnológica do antigo sistema.
Com a mudança, o Novoex passou a ser acessado diretamente na internet, sem a necessidade de instalação de programas adicionais nos computadores dos usuários. Além disto, o novo sistema migrou da plataforma do Sistema de Informações do Banco Central do Brasil (Sisbacen) para a plataforma do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Novoex
O Novoex substituiu o módulo do Siscomex Exportação, lançado em 1993, e que representou um marco na utilização das tecnologias da informação nas operações de comércio exterior.
Pelo Novoex, os usuários podem gravar os Registros de Exportação (REs) e os Registros de Crédito (RCs), estes últimos feitos para as exportações financiadas com recursos tanto privados como públicos. No novo sistema, são efetuadas apenas as operações comerciais (RE e RC), sendo que todas as operações aduaneiras são realizadas nos sistemas da Receita Federal.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Com Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















