Economia e Emprego
Brasil lança conjunto de políticas públicas para atender população rural
Políticas públicas atendem às reivindicações do 19º Grito da Terra Brasil e visam estimular a produção rural e auxiliar na comercialização dos produtos
Novas políticas públicas específicas para atender a população do campo foram anunciadas, nessa quarta-feira (22), pelo governo federal. As medidas visam estimular a produção rural, facilitar a comercialização dos produtos e proporcionar maior conhecimento sobre a utilização dos programas. Elas também atendem às reivindicações do 19º Grito da Terra Brasil, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).
O anúncio foi feito pelos ministros do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, durante reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, com representantes do movimento.
Serão realizadas ações destinadas à convivência com o Semiárido, ao crédito fundiário e renegociação de dívidas, ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec Campo), à Política de Desenvolvimento Territorial, e às novas diretrizes para a reforma agrária. A meta para os próximos 12 meses, segundo o ministro Pepe Vargas, é vistoriar um milhão de hectares. “Já temos 534 áreas vistoriadas, com trabalho pronto. Dessas, 234 estão trancadas em algum processo na justiça”.
Na avaliação de Pepe Vargas, as questões abordadas resultam em um processo de fortalecimento nacional para agricultura familiar. “Estamos discutindo muito além de uma proposta de políticas agrícola, estamos debatendo um grande Plano Nacional de Desenvolvimento Rural e Sustentável que, nas palavras da própria presidenta, constrói um País mais democrático e mais igual”, definiu.
Plano Safra 2012/2013
O Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013, que está com anúncio oficial previsto para o dia 6 de junho, contará com volume de recursos disponíveis para as linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) maiores que R$ 18 bilhões. As linhas do programa terão limites maiores de enquadramento e será divulgado também o aumento dos limites do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que significa na prática mais comercialização dos agricultores familiares.
A grande novidade do plano será a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, que terá o objetivo de ampliar e melhorar a qualidade dos serviços de Assistência Técninca Rural (Ater) oferecida, com processo de formação continuada.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















