Economia e Emprego
Agricultores familiares do Acre terão apoio para vender suas produções
A Conab irá adquirir hortifrutigranjeiros, polpas de frutas, mandioca, pescados, farinha de mandioca e outros alimentos da produção familiar
A partir desta semana, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) irá adquirir hortifrutigranjeiros, polpas de frutas, mandioca, pescados, farinha de mandioca e outros alimentos da produção familiar, atingindo 70% dos municípios do estado do Acre, através do PAA nas modalidades CPR-Estoque e CPR-Doação. Essa ação é devido ao recurso no valor de R$ 1,3 milhões, destinados pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), para a compra de produtos da agricultura familiar.
- Meta do Brasil Sem Miséria para a zona rural é aumentar o número de agricultores familiares atendidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos
- Mais de 900 mil agricultores aderiram a ações emergenciais para a safra 2012/2013
- Agentes irão receber capacitação para atenderem população de baixa renda do Maranhão
Os recursos beneficiarão 192 pequenos produtores cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e os alimentos adquiridos serão doados para 16 mil pessoas em situação de insegurança alimentar, por meio de creches, escolas, hospitais e outras instituições.
O superintendente da Conab no Acre, Felomeno de Freitas, estima que ao longo de 2013 serão aplicados cerca de R$ 10 milhões na agricultura familiar do estado.
Programa de Aquisição de Alimentos
Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do governo federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.
Parte dos alimentos é adquirida pelo governo diretamente dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e demais povos e comunidades tradicionais, para a formação de estoques estratégicos e distribuição à população em maior vulnerabilidade social.
Conab
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está presente em todas as regiões brasileiras, acompanhando a trajetória da produção agrícola, desde o planejamento do plantio até chegar à mesa do consumidor. A atuação da Companhia contribui com a decisão do agricultor na hora de plantar, colher e armazenar e segue até a distribuição do produto no mercado, fase em que a garantia dos preços mínimos oferecidos pelo governo é traduzida em abundância no abastecimento e estímulo à produção. As operações realizadas pela Conab são coordenadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Fontes:
Companhia Nacional de Abastecimento
Ministério do Desenvolvimento Social e combate à Fome
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















