Economia e Emprego
Pescadores do Amazonas terão produção comprada pela Conab
Três municípios da região terão a produção adquirida pela primeira vez pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
Pescadores de municípios do Amazonas terão pela primeira vez a produção adquirida pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - instrumento Compra Direta de Pescado. A produção comprada será dos municípios Parintins, Manacapuru e Nhamundá.
O pescado comprado deverá alimentar cerca de 13.900 pessoas em Parintins. O produto adquirido em todos os locais será doado a instituições de assistência social. O PAA é uma das ações do Fome Zero, que promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar
Na semana passada ocorreram reuniões entre o Superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Amazonas, Thomaz Silva e líderes do setor primário em Parintins. O objetivo foi socializar as ações da Conab e informar providências que estão sendo tomadas para que pescadores possam aderir ao PAA. Também foi avaliada a possibilidade de instituições da região serem beneficiadas com as doações de alimentos.
Membros de sindicatos e cooperativas ficaram responsáveis por identificar cerca de 250 pescadores, com o objetivo de qualificá-los para que o produto possa ser comprado pela Conab na época da safra. Em outra reunião, realizada na Escola Pestalozzi, a pauta foi a solicitação da Casa do Índio de Parintins, Nhamundá e Maués, que requer a inclusão no PAA/CPR Doação.
Programa de Aquisição de Alimentos
O PAA também contribui para a formação de estoques estratégicos e para o abastecimento de mercado institucional de alimentos, que compreende as compras governamentais de gêneros alimentícios para fins diversos, e ainda permite aos agricultores familiares que estoquem seus produtos para serem comercializados a preços mais justos.
O Programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais.
O PAA é implementado por meio de cinco modalidades, em parcerias com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), governos estaduais e municipais. Para participar do Programa, o agricultor deve ser identificado como agricultor familiar, enquadrando-se no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A identificação é feita por meio de uma Declaração de Aptidão ao Pronaf (Dap).
Pesca
No Brasil, o turismo de pesca ganha cada dia mais adeptos devido à extensa dimensão territorial, costeira e hídrica, e pela diversidade de espécies existentes no país.
As cidades brasileiras que se destacam nesse segmento, especialmente na pesca oceânica, são Vitória (ES), Ilha Mexiana (PA), Arraial do Cabo (RJ), Guaíra (PR), Angra dos Reis (RJ). Para a prática da pesca em rios, os destinos mais famosos são a Amazônia, o Pantanal (MT/MS), além dos rios Araguaia, São Francisco e do Paraná.
Saiba com ser um pescador amigo do meio ambiente:
• Tire a licença de pesca amadora
• Respeite as cotas de captura e transporte
• Respeite os tamanhos mínimos de captura
• Solte as espécies proibidas
• Não pesque em áreas proibidas
• Não introduza espécies
Fonte:
Companhia Nacional de Abastecimento
Ministério do Desenvolvimento Social
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















