Economia e Emprego
Produção integrada de sistemas agropecuários apoia desenvolvimento sustentável da Transamazônica
Desenvolvimento
Está em fase de estruturação na região Transamazônica o Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Cooperativismo e Associativismo, instituído pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura. O Pisacoop tem a intenção de promover a transformação da produção convencional das cooperativas de cacau em sistemas produtivos integrados, com base tecnológica, sustentável e rastreável. Foi constituído um Comitê Técnico Gestor do Pisacoop para propor e apoiar políticas públicas de fomento ao cooperativismo e ao desenvolvimento da região.
O comitê conta com recursos do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop) da SDC, que destinou cerca de 13% de seu orçamento para o projeto. A verba será administrada pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), que fará a gestão das ações do comitê, como a capacitação de técnicos, o apoio ao Salão Internacional de Chocolate e a estruturação do Complexo Agroindustrial do Cacau.
Pisacoop
O Programa, criado dentro do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (Denacoop/SDC/Mapa), visa reduzir as desigualdades sociais e o desenvolvimento econômico das regiões por meio de sistemas de produção sustentáveis. A Agricultura de Precisão - que utiliza novas ferramentas e tecnologias aplicadas - é um dos sistemas empregados.
O Pisacoop está sendo implantado no Paraná e no Pará. A região do Cantuquiriguaçu, no Paraná, é composta por 20 municípios e possui uma área de aproximadamente 14 mil quilômetros. A população total é de 232.546 habitantes, dos quais 107.473 vivem na área rural, desse total, 21.184 são agricultores familiares. Já o território da Transamazônica, no Pará, abrange uma área de aproximadamente 252 mil quilometros e é composto por 10 municípios. A população total do território é de 340.056 habitantes. Desses, 154.179 vivem na área rural e 17.411 são agricultores familiares.
São quatro etapas fundamentais para o desenvolvimento do programa: Implantação de Unidades Comparativas (UC), capacitação e treinamento, implantação do projeto piloto e elaboração do marco referencial.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















