Economia e Emprego
Câmara do Cooperativismo define metas para 2014
Negócios
A quinta reunião ordinária da Câmara Temática de Cooperativismo Agropecuário foi realizada na tarde de segunda-feira (11), na sala de reuniões do CNPA do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Dentre os pontos de pauta discutidos neste encontro, estavam as avaliações do cenário de 2013, das conquistas e das demandas para 2014, bem como a elaboração de um plano de ação para a Década do Cooperativismo. Também foi elaborado um prognóstico do crescimento do cooperativismo nos próximos 40 anos.
O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, enfatizou que uma das metas da Organização é expandir o cooperativismo internacionalmente, juntamente com Portugal, fazendo com que o modelo brasileiro sirva de exemplo aos países de língua portuguesa no continente africano.
As ações previstas pela OCB para a Década do Cooperativismo estão divididas em cinco campos temáticos, informou a gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, Fabíola Motta. São elas:
- Elevar a participação e a governança dos membros a um novo patamar;
- Posicionar as cooperativas como construtoras da sustentabilidade;
- Construir a mensagem cooperativa e garantir a observância da identidade cooperativa;
- Assegurar quadros legais facilitadores do crescimento cooperativo;
- Garantir capital cooperativo de confiança, mantendo o controle pelos membros.
Fabíola também ressaltou a necessidade de uma marca internacional que congregue e lance o cooperativismo mundialmente como um modelo forte de negócio.
Atualmente, o cooperativismo gera mais de 100 milhões de empregos, congregando mais de um bilhão de pessoas em cem países do mundo todo.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















