Economia e Emprego
Banco Central reduz estimativa oficial de inflação para 2014
ESTABILIDADE ECONÔMICA
O Banco Central revisou para baixo a expectativa de aceleração da inflação em 2014, de acordo com o relatório de inflação do quarto trimestre deste ano, divulgado nesta sexta-feira (20). Para o próximo ano, a previsão foi reduzida de 5,7% para 5,6. A autoridade monetária também reduziu o índice previsto para 2015 de 6% para 5,4%.
Para este ano, a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE), deve ficar em 5,8%, a mesma estimativa divulgada em setembro. Para 2014, a estimativa para a inflação passou de 5,7% para 5,6%.
De acordo com o relatório trimestral, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do País, deve ser 5,8% em 2013 (mesmo valor estimado em setembro, quando foi feita a última previsão) e 5,6% em 2014.
Essas projeções são elaboradas com base na taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 10% ao ano, e no dólar, cotado a R$ 2,35. O centro da meta definido pelo governo é de 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para baixo ou para cima, o que fixa o limite máximo em 6,5%.
Os dados do relatório trimestral apontam que o BC manteve a taxa básica de juros inalterada na mínima histórica, em 7,25% ao ano, atual patamar, entre outubro do ano passado e abril de 2013.
Fonte: Portal Brasil com informações do Banco Central
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















