Economia e Emprego
Conferência analisa desempenho de conselhos econômicos
Internacional
A Conferência “O Papel e o Impacto dos Conselhos Econômicos e Sociais na Resposta a Crise Financeira, Econômica e Empregatícia Mundial”, realizada em Madri, começou nessa terça-feira (3). O evento é promovido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Associação Internacional dos Conselhos Econômicos e Sociais e Instituições Similares (Aicesis) e o Conselho Econômico e Social da Espanha (CES).
Na solenidade de abertura, estavam presentes Evgueny Velikhov, presidente da Aicesis, o presidente do CES, Marcos Peña; o diretor do escritório da OIT na capital espanhola, Joaquín Nieto; e a vice-diretora da OIT Sandra Polaski.
Duas mesas-redondas foram realizadas na manhã dessa terça-feira: “A Crise Financeira, Econômica e Empregatícia Mundial: Hora de agir’’ e “O papel do impacto dos CES/SIs em resposta à crise financeira, econômica e empregatícia mundial: conclusões do relatório OIT-Aicesis”.
Durante este debate, foi apresentado estudo elaborado pelas duas entidades, que reúne os resultados de pesquisa realizada entre os meses de julho e agosto de 2013, contendo informações gerais sobre as atividades desenvolvidas pelos conselhos no contexto da crise mundial, bem como ações junto aos governos para minimizar e evitar os efeitos da retração econômica.
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) foi uma das instituições analisadas. De acordo com os dados da OIT, a entidade brasileira foi uma das quatro - juntamente com Grécia, Itália e Luxemburgo- que realizaram mais atividades nos intuito de colaborar com o governo no exame e propostas de medidas necessárias para o enfrentamento da crise.
A pesquisa traz ainda análise completa sobre o envolvimento dos conselhos por atividade, distribuído por região. A publicação está disponível para leitura e download (em inglês), no site do CDES.
Especialistas de instituições internacionais e regionais de cerca de 70 países -incluindo o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Comissão Europeia (CE) e a Organização Internacional de Trabalhadores- estão reunidos no evento.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















