Economia e Emprego
Quatro assentamentos serão criados no Distrito Federal
Legalização
Na próxima quinta-feira (19), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) vai criar quatro novos assentamentos em São Sebastião (DF), por meio do Plano Nacional de Reforma Agrária (Prat). A solenidade será no Acampamento 15 de Agosto e contará com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas. A ação vai beneficiar quase 250 famílias.
Além disso, será assinado um contrato da superintendência regional do Incra com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, que vai garantir a instalação de uma rede de distribuição de água, beneficiando três projetos de assentamentos.
Segundo o presidente do Incra, Carlos Guedes, 2013 ficará marcado como o ano em que a autarquia não se dedicou apenas a garantir o acesso à terra, mas, também, em como viabilizá-la em benefício das famílias assentadas. “Todos os assentamentos criados, em 2013, saem com um cronograma de execução das políticas públicas e todas as famílias que estão sendo assentadas já fazem parte do Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal”, afirmou Guedes.
Guedes disse que isso permite acelerar a chegada da assistência técnica, da casa, da água e do acesso à estrada, fazendo com que esses assentamentos deem, o mais rapidamente possível, as respostas que a sociedade espera, produzindo alimentos, gerando riqueza e bem-estar para as famílias beneficiárias.
Durante o evento, será oficialmente autorizada a liberação do crédito de fomento, do Plano Brasil Sem Miséria, para pré-assentados. Com isso, as famílias receberão R$ 2,4 mil, em três vezes, para estruturarem suas produções. A data também marca a parceria entre o governo do Distrito Federal (DF) e a Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA) para atuação em assentamentos do DF e em oito municípios do entorno.
Famílias
Mais de 20 mil famílias de trabalhadores rurais se tornaram, neste ano, beneficiárias do Programa Nacional da Reforma Agrária (PNRA). No mesmo período, o Incra criou 96 assentamentos em todo o País. Os 252 mil hectares que estas áreas somam têm capacidade para receber até 5,7 mil famílias.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















