Economia e Emprego
Confiança da indústria brasileira sobe 0,1% em 2014 e atinge 100 pontos, aponta FGV
ATIVIDADE ECONÔMICA
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) ficou em 100,0 pontos em janeiro, o que representa avanço de 0,1% em relação ao resultado final de dezembro, que havia sido de 99,9 pontos, após revisão da série realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O dado foi apurado pela prévia da Sondagem da Indústria e divulgado nesta quarta-feira (22).
Segundo a fundação, a prévia do Índice de Confiança da Indústria (ICI) de janeiro sinaliza estabilidade em relação ao resultado final de dezembro, com avanço de 0,1%, considerando-se dados livres de influência sazonal . O ICI atingiria 100,0 pontos, mesmo patamar de julho de 2013, ainda inferior à média histórica recente de 104,5 pontos.
O resultado de janeiro resulta da combinação de melhora na percepção da indústria quanto ao momento presente e piora das expectativas em relação aos meses seguintes. Após três meses em alta, o Índice de Expectativas (IE) recuaria 1,4%, para 98,6 pontos, o mesmo nível de agosto passado; já o Índice da Situação Atual (ISA) avançaria 1,6%, atingindo 101,3 pontos, o maior desde junho de 2013.
Os dados preliminares de janeiro indicam aumento de 0,4 ponto percentual no Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci), que alcançaria 84,7%.
Para a prévia da Sondagem da Indústria foram consultadas 806 empresas entre os dias 06 e 17 deste mês. O resultado final da pesquisa será divulgado na próxima quarta-feira, dia 29 de janeiro.
Veja a pesquisa completa aqui.
Fonte: Portal Brasil com informações da FGV
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















