Economia e Emprego
Governador de Roraima entrega plano de ação para aftosa
Pecuária
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, recebeu do governador do Estado de Roraima, José de Anchieta, em Boa Vista (RR), um plano de ação para atendimento às recomendações do relatório de auditoria ao Programa Nacional de Erradicação e Prevenção à Febre Aftosa.
Segundo o ministro, as medidas tomadas “foram bastante corajosas” e a intenção é que até o fim do ano o estado de Roraima, que tem um rebanho de 770 mil cabeças de gado, seja declarado nacionalmente como livre de febre aftosa com vacinação. “Isto é muito importante para o Brasil. Colocar mais um estado livre da doença’, explicou o ministro.
A partir da assinatura, as autoridades estaduais aceitarão as recomendações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e adotarão medidas para melhorar o serviço veterinário oficial, possibilitando à Unidade da Federação, posteriormente, solicitar a alteração de sua classificação de risco para febre aftosa.
Os técnicos e autoridades do Mapa vêm trabalhando para erradicar a febre aftosa de todo território brasileiro. Atualmente, somente três localidades não estão nesta condição: Roraima, Amapá e a maior parte do estado do Amazonas.
Neste sentido, o Mapa tem priorizado o fortalecimento dos serviços veterinários oficiais das unidades da Federação, envolvendo questões estruturais e de pessoal, como treinamentos e atividades de vigilância.
Após serem cumpridas essas exigências será possível realizar a última etapa do processo, que é a realização de um inquérito soroepidemiológico para avaliar a ausência de circulação do vírus da doença na área envolvida.
Com isso, será possível o reconhecimento nacional de zona livre da enfermidade e, posteriormente, submeter o pleito à Organização Mundial de Saúde Animal.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















