Economia e Emprego
Inaugurado centro para inclusão de pessoas com deficiência
Acessibilidade
O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, participou nessa sexta-feira (14) da inauguração do Centro de Profissionalização para pessoas com Deficiência (Cepid), em Fortaleza (CE). O Centro será referência na formação profissional, intermediação e inserção no mercado de trabalho desse segmento, que representa quase 28% da população cearense.
O novo centro é o maior do Norte e Nordeste e tem capacidade para atender 1.200 jovens e adultos e dispõe de unidade de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine/CE), com estrutura de salas de aulas e laboratórios adaptados para capacitação nas áreas de informática, telemarketing, hotelaria, comércio e serviços administrativos, confecção e moda inclusiva. Ele também possui completa infraestrutura para atendimento das pessoas com deficiência, como academia de baixo impacto, auditório, piscina e quadra poliesportiva acessíveis para paraesportistas de diversas modalidades: natação, basquete, futsal e tênis de mesa; e salas de convivência com cafeteria. "É dignificante inaugurar uma estrutura que tem a finalidade de qualificar trabalhadores, principalmente para o público que aqui será formado", ressaltou o ministro.
O Ministério do Trabalho fiscaliza o cumprimento da Lei de Cotas (art. 93 da Lei nº 8.213/91) que estabeleceu a obrigatoriedade às empresas com cem (100) ou mais empregados preencherem uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência, em proporções que variam de acordo com o número de empregados: de 100 a 200, a reserva legal é de 2%; de 201 a 500, 3%; de 501 a 1.000, de 4%; e acima de 1.001, de 5%.
Mais cedo, o ministro participou de um café da manhã promovido pela Câmara de Diretores Lojistas de Fortaleza (CDL). A entidade é parceira do MTE na qualificação de trabalhadores na área de comércio e serviços. Sua direção apresentou ao ministro um projeto que pretende qualificar, em 2014, cerca de 440 trabalhadores em cursos promovidos pelo Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). "Vamos dar encaminhamento à solicitação de cursos de qualificação por meio de uma parceria com o Ministério da Educação", afirmou o ministro.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















