Economia e Emprego
Investimentos influenciaram qualidade do crescimento no PIB de 2013, diz Fazenda
Formação de Capital
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, destacou a qualidade do crescimento de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2013, uma vez que foi impulsionado pelos investimentos. “O investimento tem sido um dos motores do crescimento da economia brasileira”, afirmou nesta quinta-feira (27).
Ele se disse especialmente satisfeito com o crescimento de 0,7% no quarto trimestre, dado que ficou acima das expectativas do mercado. “Esse resultado foi muito satisfatório. Significa um crescimento anualizado de 2,8%”, ressaltou.
O ministro afirmou ainda que os investimentos vão continuar numa trajetória ascendente, “agora estimulado também pelas concessões em infraestrutura. (..) Com o programa de concessões, [a economia brasileira] receberá estímulo extra”, acrescentou.
Ele apontou o crescimento de 6,3% dos investimentos (Formação Bruta de Capital Fixo) no ano passado, refletindo o aumento da produção interna de máquinas e equipamentos. “Foi, portanto, um excelente resultado que dá qualidade para o crescimento da economia, uma vez que essas máquinas e equipamentos tornam a indústria e a agricultura brasileira mais produtivas”.
Com base no crescimento da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) nos últimos anos, ele projeta uma taxa de investimento de 24% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2020.
O FBCF é um indicador que mede o quanto as empresas aumentaram os seus bens de capital, bens que servem para produzir outros bens. São basicamente máquinas, equipamentos e material de construção.
Fonte:
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















