Economia e Emprego

Crescimento da Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 1,26% em janeiro, informa Banco Central

Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) tem alta de 0,93% em relação a dezembro e indica início de recuperação em 2014
publicado: 14/03/2014 10h15, última modificação: 22/12/2017 16h12

A atividade econômica brasileira, medida pelo Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou expansão de 1,26% em janeiro, em relação ao mês anterior, já descontados os efeitos temporários (sazonalidade), de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (14). 

O indicador, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registrou alta de 0,93% na série sem ajuste (alta real de 1,01% com ajuste) em relação a janeiro do ano passado. No acumulado de 12 meses, o avanço é de 2,29% (2,47% com ajuste). O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no País. 

A expansão em janeiro ocorre após o avanço de 2,9% na produção industrial em janeiro, em relação ao mês anterior e a alta de 0,4% nas vendas do comércio varejista também neste período. O resultado de janeiro é o melhor desde dezembro de 2009, quando registrou alta de 1,26%, e veio acima do esperado pelo mercado, que previa um avanço menor. 

O IBC-Br é composto pela variação registrada em setores que têm grande influência no desempenho da economia, como agropecuária, indústria e serviços. O indicador considera a produção estimada para os três setores, mais os impostos sobre produtos. 

Fonte:
Portal Brasil com informações do Banco Central

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems