Economia e Emprego
Brasil capta 1 bilhão de euros por meio de bônus no mercado externo
MERCADO FINANCEIRO
O Tesouro Nacional, informou nesta quinta-feira (27), que o Brasil conseguiu captar , por meio da emissão de papéis no mercado externo, 1 bilhão de euros em títulos com vencimento em 2021. A última operação semelhante em euros foi realizada em 2006.
Ao comunicar o resultado final da emissão do bônus da República, denominado Euro 2021, o Tesouro informou que os papeis terão vencimento em 1º de abril de 2021.
A captação feita pelo governo brasileiro mostra a confiança dos investidores internacionais na economia do País, disse o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin. Segundo ele, o fato de o Tesouro ter captado os recursos com juros baixos indica que o Brasil continua atrativo para os aplicadores estrangeiros.
“A emissão mostra a força dos fundamentos da economia brasileira. Indica a visão de confiança do mercado internacional em relação ao País”, afirmou o secretário. Ele ressaltou que o resultado ajudará as empresas brasileiras a captar recursos no mercado europeu com juros mais baixos.
A baixa taxa de retorno (ganho dos investidores) alcançou 2,961% ao ano, muito inferior ao patamar da última emissão, em 2006, quando o Brasil captou 300 milhões de euros a uma taxa de 5,448% de retorno para os investidores. Ou seja, desta vez o País conseguiu captar mais dinheiro e pagando menos por ele. Segundo os técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional, a operação representou a menor taxa de captação em euros da história
“O título foi emitido com cupom de juros de 2,875% a.a. e com spread de 165 pontos-base acima do mid-swap de 7 anos. A emissão, liderada pelos bancos BB Securities, J.P. Morgan e Santander, foi colocada ao preço de 99,464% do seu valor de face, resultando em taxa de retorno para o investidor de 2,961% a.a.,” informou o Tesouro, por meio de nota.
Spread é a diferença entre o que os bancos pagam de juros aos investidores e os juros cobrados quando se toma um empréstimo no banco. O mid-swap funciona como um padrão de referência para juros em euro
A liquidação financeira ocorrerá em 3 de abril de 2014 e os cupons serão pagos nos dias 1º de abril de cada ano, a partir de 2015, até o vencimento em 1º de abril 2021.
Fonte: Portal Brasil com informações da Agência Brasil e do Ministério da Fazenda
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















