Economia e Emprego
Assessores territoriais iniciam capacitação no Ceará
Inclusão produtiva
Cinquenta assessores territoriais de inclusão produtiva serão capacitados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), nesta semana, em Fortaleza (CE).
Eles vão atuar no acompanhamento de programas governamentais de crédito, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), infraestrutura, assentamentos rurais e mercados institucionais.
A Oficina de Capacitação dos Profissionais das Bases de Serviço começa nesta quarta-feira (2), às 14h, e prossegue até a próxima sexta-feira (04), no Centro de Eventos Uirapuru, Avenida Alberto Craveiro, 2222, Boa Vista, Castelão.
A secretária de Desenvolvimento Territorial do MDA, Andrea Butto, vai abrir a atividade dando um panorama da Política de Desenvolvimento Territorial. A SDT já treinou 140 profissionais em duas capacitações que ocorreram em Brasília e Chapecó (SC). Ainda serão realizadas mais duas oficinas, uma em Minas Gerais e outra em Brasília.
A atividade será direcionada aos profissionais contratados para atuar na efetivação da Estratégia Territorial de Gestão do Plano Safra da Agricultura Familiar, em Territórios Rurais dos estados do Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará.
Os profissionais vão produzir informações e comprometer gestores públicos e agentes sociais em ações coordenadas para o cumprimento dos programas governamentais nos Territórios Rurais.
Programação
No primeiro dia será apresentada e debatida a gestão territorial do Plano Safra, concepção e operacionalização. No segundo dia serão apresentados e debatidos os programas e políticas públicas e as atribuições e atividades dos assessores territoriais de inclusão produtiva.
Foram convidados para a oficina, técnicos da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), dos departamentos de Crédito, Mercados Institucionais, Assessoria Técnica e Extensão Rural e de Agregação de Valor à Produção, bem como técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que vão orientar esses assessores.
Participam, ainda, representantes da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); representantes da Associação de Agricultores Familiares; de seis cooperativas de agricultores familiares; pescadores; Cooperativa de Trabalhadores para o Desenvolvimento Sustentável; Centro de Organização Comunitária e Apoio; Instituto para o Desenvolvimento da Economia Familiar; Instituto de Assessoria e Apoio aos Povos das Serras, Sertão e Mar; e do Instituto Flor do Pequi.
Serviço
Assessores Territoriais de Inclusão Produtiva de cinco estados do Nordeste iniciam capacitação
Data: 02/04 a 04/04 (quarta e sexta-feira)
Hora: 14h
Local: Centro de Eventos Uirapuru, Rua Alberto Craveiros, 2222, Castelão, Boa Vista, ForTaleza(CE).
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















