Economia e Emprego
Comissão Técnica sugere criação de sistema gerencial
Indústria
A Comissão Técnica do Plano Indústria (CTPIn) apresentou, na última segunda-feira (28), proposta para a criação de um sistema de informações gerenciais do Plano Indústria. Plano foi citado durante reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
O sistema possibilitaria o desenvolvimento de indicadores para avaliar a competitividade internacional dos setores, oportunidades de redução de emissões e a obtenção de dados para estudos e modelagens econômicas, que irão subsidiar inciativas e orientar políticas de estímulo à melhora da eficiência industrial.
A viabilização do projeto ocorrerá por meio de uma parceria entre o MDIC, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e as associações industriais representadas na CTPIn, com o objetivo de subsidiar a criação de instrumento de apoio a mitigação de emissões e promoção da gestão de carbono na indústria.
O primeiro passo para o desenvolvimento do sistema é o estabelecimento de um programa-piloto com adesão voluntária dos setores industriais.
O prazo para manifestação de interesse em participar está aberto e vai até 16 de maio. Os participantes fornecerão informações acerca de seu processo produtivo e as informações serão a base para análises relativas à eficiência energética e à emissão de gases do efeito estufa (GEE) na cadeia de produção.
Plano Indústria
A CTPIn é o braço técnico do Plano Indústria e tem como objetivo a elaboração de um plano de redução de emissões de gases do efeito estufa no setor produtivo.
Faz parte da Política Nacional de Mudança Climática e se insere no Plano Brasil Maior, criado para o desenvolvimento da indústria e da tecnologia brasileira e que tem a sustentabilidade como um de seus pontos centrais.
A criação da comissão foi oficializada no Acordo de Cooperação Técnica assinado em 20 de agosto de 2012 pelo então ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e pelo presidente da CNI, Robson Braga, para elaboração de plano de redução de emissões.
Coordenado pelo MDIC, o Plano Indústria concentra as ações do governo federal para a redução de emissões de gases de efeito estufa no setor industrial como elemento para o aumento da competitividade do segmento.
O plano prevê financiamentos com juros mais baixos que a média e incentivos fiscais aos empresários, que em contrapartida terão que se comprometer com metas de redução.
O objetivo do governo é a redução de 5% das emissões até 2020, nos setores previamente definidos. A princípio, foram incluídos os setores de alumínio, cal, cimento, ferro-gusa e aço, papel e celulose, química e vidro.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















